Santos

Roda de conversa sobre autismo leva informações a participantes

03/04/2024
Francisco Arrais/PMS

A Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência (Codep), vinculada à Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Santos (Semulher), promoveu nesta quarta-feira (03/04), na Clínica-Escola do Autista, um evento focado em disseminar informações e estimular a troca de experiências sobre o autismo. A iniciativa, inserida nas atividades do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, visa acabar com estigmas e preconceitos.

Participaram do evento familiares de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), equipe técnica da escola e integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM).

A coordenadora da Codep, Cris Zamari, destacou a importância de desconstruir conceitos pré-estabelecidos pela sociedade, visando uma cultura mais inclusiva e anticapacitista. Zamari também apresentou as iniciativas da Prefeitura voltadas para pessoas com deficiência, enfatizando a implementação do colar girassol em Santos, facilitando a identificação de deficiências não visíveis, e o combate ao capacitismo.

O evento não apenas abordou as questões observáveis do autismo e ofereceu dicas para lidar com autistas, mas também destacou a importância da sensibilização da sociedade em relação a essa condição.