Santos

Revitalização de eixo turístico do Centro Histórico de Santos entra em nova etapa

29/05/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos

Com o novo sistema de drenagem finalizado, 95% da rede de telecomunicações embutida e 90% dos passeios acessíveis em concreto concluídos, entraram em nova etapa de obras os trechos 1 e 2 da Rua Tuyuti, entre a Frei Gaspar e o Largo Marquês de Monte Alegre.

Essa é a primeira rua beneficiada pelo  projeto da Prefeitura de Santos de reestruturação do chamado eixo turístico do Centro Histórico, voltado à recuperação da área com espaços de convivência, lazer e contemplação, novos paisagismo e mobiliário urbano. A remodelação seguirá depois da Frei Gaspar até a Praça Barão do Rio Branco, extensão dividida também em dois trechos.

“Toda a demolição prevista nos trechos 1 e 2, assim como o assentamento das novas guias, também já terminou”, explicou o engenheiro civil Hélio Santos Jr., da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), responsável pela supervisão das intervenções. Metade do detalhe arquitetônico previsto para as calçadas também foi assentado, afirmou.

O reservatório da fonte interativa encontra-se totalmente revestido de azulejos e agora a empreiteira está finalizando a forma de madeira para concretar a tampa, serviço previsto para a próxima semana, dependendo das condições do tempo. De acordo com o engenheiro, a tampa vai dispor de furação para a instalação do conjunto de 20 bicos, dispostos em três círculos, além de uma peça central. Os agrupamentos de bicos serão acionados por bombas e a fonte contará com iluminação em LED, além de sistemas de tratamento de água e de drenagem, com grelhas, captações e tubulações, entre outros dispositivos.

O profissional ressalta que todo o escoamento superficial procedente da lâmina d’água será direcionado, por gravidade, para o ponto central da fonte interativa. Conforme frisou, nenhuma contribuição externa de águas pluviais deverá incidir sobre a área da fonte e da lâmina d’água, para não prejudicar o funcionamento do sistema de drenagem e a filtragem do conjunto de equipamentos.

“Já a fonte decorativa deverá ter sua base concretada nos próximos dias”, prosseguiu o técnico em edificações Anderson Maciel de Abreu, que integra a equipe de supervisão das obras. Ele adianta que a forma em arco, estrutura que receberá concreto para sustentar os brinquedos infantis, a exemplo dos balancês e gangorras, também está em fase final de montagem.

As intervenções prosseguem também no Largo Marquês de Monte Alegre, onde a empreiteira está preparando a base para a construção das calçadas acessíveis. O projeto de revitalização conta com 75% de áreas previstas já pavimentadas.