Santos

Reurbanização da bacia do Mercado Municipal em Santos começa em novembro

30/10/2024
Divulgação/ Prefeitura de Santos

A revitalização da região do Mercado Municipal (Vila Nova) avança em mais uma etapa. Com as obras em andamento no equipamento municipal, o próximo passo é a reurbanização do entorno. No dia 29 de julho, a Prefeitura homologou a licitação para contratar a empresa que fará a requalificação da bacia do Mercado, a Foccus Gerenciamento de Resíduos Eireli.

A previsão é de que a ordem de serviço para o início das obras seja dada em novembro, após a formalização do contrato e do término do período eleitoral. Os trabalhos devem ser concluídos em oito meses.

“A proposta visa requalificar aquele espaço potencializando a mobilidade e o turismo. As catraias são símbolos da Cidade e podem assumir um novo papel proporcionando conexões marítimas inclusive com o parque Valongo. A obra faz parte de um conjunto de intervenções e é fruto de um planejamento para aquela região como um todo, que contará ainda com uma estação do VLT, reforma do mercado, estímulo para habitação, entre outros benefícios”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello.

O projeto prevê nova cobertura em cinco arcos de concreto e vidro na estação das catraias, mesclando o antigo com o novo de forma harmônica. O local também ganha novo espaço administrativo e de apoio, com sanitários para os usuários da estação catraia e da bacia do Mercado, além de um deck flutuante acessível para embarque e desembarque dos passageiros.

A proposta ainda requalifica todo o viário com novas calçadas acessíveis, pavimentação, reestruturação do sistema de drenagem, novos quiosques, mobiliário, arborização, iluminação, embutimento de toda rede de energia, força, luz e telecomunicações, limpeza e conservação geral dos taludes e implantação de novo guarda-corpo no entorno da bacia. A obra contempla também a abertura viária da Praça Iguatemi Martins, na direção da Rua Sete de Setembro, com acesso à Perimetral, sentido Ponta da Praia, e a implantação de um deck de contemplação.

As obras, no valor de R$ 10,3 milhões, serão acompanhadas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).