A partir desta sexta-feira (14/7) há previsão de ressaca em Santos, com possíveis impactos, sobretudo, no trânsito na orla da praia. A previsão aponta ondas intensas e maré acima do normal, conforme avaliação do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta e Defesa Civil.
De acordo com o boletim da universidade, o mar ficará agitado na Baía de Santos, com ondas que podem ultrapassar 2,7 metros de altura.
Já para o nível do mar, a maré poderá ultrapassar 1,6 metro na baía e 1,7 metro no estuário. O pico está previsto para sexta-feira, às 14h, representando aumento de 40 centímetros em relação à tábua de marés.
“Com o mar agitado, há uma tendência de que ele invada a orla da praia, podendo causar interdição da pista, principalmente na Ponta da Praia, e que ocorram inundações em áreas mais baixas da Cidade”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias.
A orientação é no sentido de que, no período da ressaca em Santos, as pessoas a não pratiquem esportes náuticos.
Previsão de ventania
Essa alteração climática ocorre devido à chegada de uma frente fria vinda do Sul do país, que também provoca rajadas de vento, que podem superar 80km/h na cidade.
Conforme a Defesa Civil, a partir desta quinta-feira (13/4), as instabilidades chegam à Baixada Santista com previsão de baixo volume de chuva, entre o final de quinta-feira e o decorrer da sexta.
Além disso, a ventania deve atingir a região na manhã de quinta-feira.
LEIA TAMBÉM