Na segunda-feira (26/6), um dos responsáveis pelo ato de vandalismo no Píer dos Apaixonados, em São Vicente, na madrugada do feriado de Corpus Christi, foi preso pela Polícia Civil em sua residência.
Após o registro da ocorrência, a central de monitoramento reuniu todas as informações e imagens referentes ao caso e repassou às autoridades, que, ao concluírem o inquérito, aguardaram a decisão judicial com mandado de busca e apreensão, concedido nesta segunda-feira.
O acusado de vandalismo no Píer dos Apaixonados foi conduzido à delegacia. Em sua casa, foram apreendidos os objetos utilizados na pichação do monumento, uma réplica de arma de fogo, substância análoga a entorpecente e apetrechos para uso da substância, e as roupas usadas durante o crime.
O monitoramento é garantido por meio de 30 totens espalhados por São Vicente. Os equipamentos captam imagens em 360 graus e possuem alcance de até dois quilômetros, além de botão do pânico, recurso que as pessoas podem utilizar caso precisem comunicar um crime, acionar a Guarda Municipal ou registrar uma denúncia. Além disso, recentemente novas câmeras de monitoramento foram instaladas em pontos estratégicos de São Vicente, ampliando os mecanismos das forças de segurança.