As últimas pesquisas de intenção de voto na Baixada Santista indicam que a região pode fazer de quatro a seis deputados estaduais e de dois a quatro federais. Alguns nomes se destacam, mas o número de indecisos ainda é grande – muitos eleitores definem seu voto no dia da eleição.
Durante a semana, na quarta-feira (28/9), o jornal BoqNews publicou sua mais recente pesquisa eleitoral. Elaborada pela Enfoque, instituto que tem tradição de acertos, mostra o ex-prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa com 20,5% das intenções de voto na cidade de Santos na corrida por uma vaga na Câmara Federal. Na segunda posição está a deputada federal Rosana Valle, com 13,8%. Diversos outros nomes aparecem pontuando, mas o número de indecisos ainda é alto: 44,3%.
Os nomes mais lembrados para a Câmara Federal são os mesmos na pesquisa DataOrla, divulgada dia 24: Paulo Alexandre aparece com 27% e Rosana Valle com 18%
Para uma vaga na Assembleia Legislativa, o nome mais lembrado na pesquisa Enfoque é o da ex-prefeita e atual vereadora, Telma de Souza (PT), citada por 8,1% dos entrevistados. Em segundo lugar aparece a vereadora Audrey Kleys (PP). Vários outros candidatos são citados na pesquisa espontânea, mas o número de indecisos é bem elevado: 56,2% declararam não ter nome definido.
Na briga pela presidência, pesquisas divergem
Na corrida pela presidência da República na cidade de Santos, há divergências nos resultados apresentados por três institutos: enquanto o DataOrla apresenta uma situação de empate técnico entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro, o Ipat – Instituto de Pesquisa A Tribuna , e a Enfoque/BoqNews apontam ligeira vantagem para Bolsonaro.
Disputa pelo Estado
Os institutos também divergem nas pesquisas sobre o governo do Estado na cidade de Santos. Enquanto o Ipat e o BoqNews indicam a liderança de Tarcísio de Freitas, o DataOrla aponta empate técnico entre o candidato de Bolsonaro e Fernando Haddad (PT), com ligeira vantagem numérica para o petista.
Debate na Redação – O cientista político Alcindo Gonçalves, coordenador do Ipat, e o jornalista e professor Fernando De Maria, diretor do BoqNews, analisam as eleições e as chances dos principais candidatos no programa comandado por Altair Di Marco.