A ginasta Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no solo após pontuar 14.166 com uma apresentação exemplar na Arena Bercy, em Paris. Simone Biles ficou em segundo, com a medalha de prata e Jordan Chiles finalizou o pódio com o bronze olímpico.
Em uma prova eletrizante, Rebeca finaliza sua trajetória neste aparelho com a maior conquista, destronando a americana Simone Biles – que também se despede da prova.
Rebeca Andrade é a maior medalhista da história do Brasil nas Olimpíadas, são seis medalhas sendo duas de ouro.
A Prova
Rebeca foi a segunda a se apresentar no solo, após uma apresentação recheada de polêmicas na trave, e manteve a pontuação de 14.166 com folga das outras competidoras, apreensiva até a apresentação de Simone Biles.
Biles cometeu dois erros, pisando fora do tablado por duas vezes, e teve um desconto de 6 décimos na sua nota total, finalizando com 14.133 e figurando o segundo lugar.
Após a apresentação de Biles, a medalha de Rebeca estava garantida, bastava saber o metal. Faltavam ainda duas ginastas, a romena Sabrina Voinea, que fez 13.700, e a americana Jordan Chiles que conseguiu 13.766 após uma revisão e manteve o bronze.