Saúde

Quem treina mais, sorri mais

12/04/2024
Quem treina mais, sorri mais | Jornal da Orla

Um estudo feito pelo curso de Educação Física do Centro Universitário de Brasília (CEUB) aponta uma relação entre o volume e frequência das atividades físicas e a saúde mental.

O estudo concluiu que a prática de exercício físico é um instrumento de melhoria da saúde mental, sendo a frequência moderada (de 3 a 4 vezes na semana) a mais interessante para a mente do indivíduo. Quando se avalia apenas o bem-estar físico, a frequência de 5 vezes gerou melhores resultados. Os 141 participantes voluntários, com idade entre 18 e 65 anos, foram entrevistados sobre estado geral da saúde, limitações físicas, qualidade de vida e o estado de estresse.

Isabel Miranda, autora da pesquisa, explica que os aspectos físicos e mentais foram avaliados de forma separada, considerando que cada indivíduo possuiu seus próprios parâmetros de avaliação. Para além da análise sobre a capacidade física, limitação e dor, no quesito mental, foram considerados fatores emocionais, níveis de estresse e até ideação suicida.

“Avaliamos os dois cenários com parâmetros diferentes. Ainda assim, o bem-estar físico, do ponto de vista fisiológico, gera adaptações saudáveis para o bem-estar emocional. Ainda que haja essa relação, cada um tem suas especificidades”, explica Isabel, acrescentando: “Por isso, não necessariamente quem treina mais vezes na semana tem melhor bem-estar emocional, apesar de ter o melhor bem-estar físico”. O Ministério da Saúde recomenda a prática de atividades físicas por, pelo menos, 150 minutos por semana.

 

Sorrir pode melhorar sua corrida

Outro estudo, realizado na Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte revela uma melhora na corrida de atletas que realizam a atividade sorrindo. Os pesquisadores ainda investigam o que causa essa economia de esforço, mas a principal hipótese é de que o relaxamento promovido pelo riso diminui a atividade do sistema nervoso simpático, que é responsável por tensionar os músculos e acelerar o pulso.