Blog do Carpentieri

Quem tem razão?: deputada ataca reforma defendida pelo governador

10/01/2024
Quem tem razão?: deputada ataca reforma defendida pelo governador | Jornal da Orla

A deputada Rosana Valle ataca a reforma tributária, que foi defendida pelo governador Tarcísio de Freitas

Depois de mais de 35 anos de espera e de algumas tentativas frustradas, o Brasil conseguiu aprovar uma reforma tributária que vai representar avanços e garantir o crescimento econômico e geração de empregos, segundo lideranças empresariais e os principais economistas do país.

Não foi a reforma dos sonhos, é verdade, mas foi a possível diante das dificuldades enfrentadas e de lobbies de vários setores representativos da sociedade.

No final do ano passado, o Jornal da Orla promoveu em Santos, em parceria com sindicatos de auditores fiscais de todo o Brasil, o Seminário A Reforma Tributária Possível e Desejável, que contou com a presença dos maiores especialistas do Brasil. Entre eles, Bernard Appy, secretário Extraordinário da Reforma Tributária, também conhecido como o “pai” da reforma.

No Seminário, um consenso: a reforma que seria discutida e depois aprovada pelo Congresso Nacional, com algumas mudanças, seria um passo importante para garantir o desenvolvimento do Brasil.

Não se sabe bem por que motivo, se por desconhecimento ou interesse político eleitoral, a deputada santista Rosana Valle (PL) não apenas votou contra, como passou a divulgar que a reforma tributária vai provocar um prejuízo gigantesco para Santos, um rombo de milhões na arrecadação municipal.

Ao insistir numa tese que não parece ter consistência na realidade, a parlamentar pode estar cometendo seu maior erro político.

Isso porque a Reforma Tributária só foi aprovada por ampla margem de votos na Câmara dos Deputados em razão de uma ação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Para quem não sabe, o governador solicitou pessoalmente aos deputados federais paulistas que, independentemente de questões partidárias ou ideológicas, votassem a favor da aprovação da reforma.

Rosana Valle não apenas votou contra, como fala mal da reforma.

A prevalecer a tese da deputada Rosa Valle, o governador Tarcísio de Freitas teria jogado não apenas contra Santos e o Estado de São Paulo, mas contra o Brasil, ao agir como peça fundamental para a aprovação da Reforma Tributária.

A questão é: Pode alguém em sã consciência acreditar que o governador Tarcísio de Freitas, que tem se revelado um político sério e equilibrado, iria jogar todo seu peso político para aprovar uma reforma desastrosa para o Brasil?

Com a palavra, a deputada Rosana Valle.