Santos começou a vacinar contra Mpox. O Governo do Estado de São Paulo enviou uma lista com o nome de 49 pessoas que devem receber o imunizante na cidade. A Prefeitura está entrando em contato para agendar a data de vacinação.
Podem se vacinar contra a Mpox em Santos maiores de 18 anos que tenham HIV/Aids e que possuam contagem de linfócitos T-CD4 < 200 células/mm³ em exame coletado nos últimos seis meses, e profissionais de laboratórios. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h.
Assim, pessoas que se enquadram nos critérios e não tenham sido notificadas podem comparecer ao Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos. É preciso levar documento com foto.
O esquema de vacinação contra Mpox é de duas doses com intervalo de 30 dias. Por isso, é necessário estar há um mês sem tomar qualquer outro tipo de vacina para iniciar o ciclo. O endereço é Rua da Constituição, 556, Vila Mathias, em Santos.
Sintomas da Mpox
Os primeiros sinais da doença após a infecção são febre, dor muscular, fadiga, dor de cabeça, fraqueza, dor nas costas e dor nos gânglios (especialmente atrás da orelha e cabeça). Depois de três dias surgem erupções na pele a partir do local da infecção primária, que se espalha rapidamente para outras partes do corpo.
Além disso, as lesões continuam a progredir, geralmente dentro de 12 dias, para uma aparência mais sólida (pápula). O infectado deixa de contaminar outras pessoas após o desaparecimento das lesões.
LEIA MAIS
OMS recomenda mudança do nome de varíola dos macacos para mpox