Sala de Ideias

Que tal fazer um finalzinho de férias mais saudável?

16/01/2023
Depositphotos

Juliana Schonhaus

Férias escolares pode ser um pesadelo para a maioria dos pais. As crianças estão sem rotina, tanto de horário quanto de alimentação, demandam mais atenção, ficam mais entediadas e por aí vai…

Sabemos que é muito importante que os hábitos saudáveis sejam estimulados desde a infância. Por isso pode ser uma boa época para estimular a criatividade e a coordenação motora revivendo brincadeiras antigas e construindo seus próprios brinquedos ao invés de comprar novos (pense na economia também!). Hoje em dia, temos acesso fácil à internet e lá encontramos diversos exemplos para reproduzir se você tiver sem criatividade.

Além disso, os pequenos adoram botar a mão na massa. Programar receitas simples que eles mesmos possam preparar e a refeição pode virar uma grande diversão.

Que tal um concurso de pizza de frigideira? Quem será que monta a pizza mais bonita? Você pode estimular que vegetais sejam incluídos nessa preparação já deixando cortadinhos e em formatos divertidos. Ou preparar um bolo e caprichar na decoração?

Provavelmente, muitos de vocês possuem alguma memória afetiva relacionada a algum alimento ou preparação, certo?! (Cheirinho de bolo, comida de mãe…)

Passem isso para as crianças, cozinhem junto, resgatem receitas e tradições familiares, façam pratos típicos, e estimulem que passem para as outras gerações. Vamos lembrar que alimentação vai muito além de nutrientes e que cozinhar muitas vezes é um ato de afeto e de amor.

Juliana Schonhaus – CRN 3: 4223-9. Nutricionista e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.