Santos passa a vacinar contra a gripe e covid-19 para novo público, a partir de segunda-feira (24/4). A imunização contra a gripe passa a contemplar pessoas a partir de 50 anos e crianças de seis meses a menores de seis anos. Já a bivalente passa a ser destinada às pessoas a partir de 55 anos, a todos os trabalhadores da saúde (incluindo estagiários e residentes) e às pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos).
As vacinas estão disponíveis nas policlínicas, das 8h às 16h. Para ter acesso à bivalente contra a covid-19, é necessário ter tomado pelo menos duas doses iniciais há no mínimo 4 meses (122 dias).
A vacina contra a gripe protege de três variantes do vírus Influenza (A H1N1, A H3N2 e B) e a bivalente contra a covid-19, do coronavírus original e da variante Ômicron. Essas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia aos públicos-alvo em comum.
Pessoas acamadas que fazem parte do grupo contemplado nesta fase da campanha de vacinação devem encaminhar um representante (família ou cuidador) à policlínica de referência do endereço com os documentos pessoais do paciente (CPF, comprovante de residência) para efetuar cadastro.
Documentos
Para a vacina contra a gripe, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência em Santos. Para a bivalente contra a covid-19, deve-se levar ainda o CPF e a carteirinha com as doses anteriores anotadas.
As gestantes devem levar carteira do pré-natal e as puérperas, um documento que comprove a realização do parto até 45 dias antes. Pessoas com comorbidades, imunossuprimidas ou com deficiência permanente devem apresentar receita médica ou laudo que comprove a condição.
Os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove vínculo ativo com instituição de saúde ou carteira do conselho de classe.
LEIA TAMBÉM