Santos

Propostas para o projeto do túnel Santos-Guarujá são apresentadas em audiência pública

17/04/2024
Isabela Carrari / PMS

Na tarde desta quarta-feira (17/04), a Associação Comercial de Santos foi palco da primeira audiência pública dedicada à discussão do projeto do túnel imerso Santos-Guarujá. Com um público engajado e interessado, o evento proporcionou um espaço para a apresentação detalhada do projeto, além de permitir contribuições valiosas para aprimorá-lo.

O prefeito Rogério Santos, ao inaugurar a audiência, enfatizou a importância desse empreendimento, classificando-o como um marco de união entre cidades, pessoas e esferas governamentais. O projeto visa não apenas a construção do túnel, mas também a operação, manutenção e todos os investimentos necessários para sua efetiva exploração.

Durante o evento, o secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Francisco Elias Júnior, ressaltou a relevância da participação popular para moldar o projeto de acordo com as necessidades e demandas da sociedade. A audiência, segundo ele, tem o propósito de ouvir e considerar as preocupações dos cidadãos, garantindo que suas vozes sejam ouvidas por todas as entidades envolvidas.

Milton Persoli, diretor geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), destacou a importância dessas audiências como parte crucial do processo. Ele salientou que as contribuições do público serão incorporadas ao projeto final, que ainda está em fase de definição e ajustes.

O projeto do túnel Santos-Guarujá tem um valor estimado de R$ 6 bilhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Sua realização será viabilizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP), contando com investimentos tanto da União quanto do Estado. Essa iniciativa está inserida em um amplo pacote de obras destinado ao Porto nos próximos anos, totalizando R$ 12,6 bilhões em investimentos públicos e privados.

Além da audiência pública já realizada, estão programados mais dois encontros nesta semana para ouvir a população e os interessados no projeto. Esses eventos representam uma oportunidade crucial para que a comunidade influencie e participe ativamente do desenvolvimento desse importante projeto para a região. As contribuições também podem ser enviadas por meio do formulário disponível até o dia 3 de maio.

A audiência contou com a presença de autoridades como Gabriela Costa, representante do Ministério de Portos e Aeroportos, Amanda Seabra da Casa Civil da Presidência da República, Reginaldo Ortega da APS, Alber Vasconcelos da Antaq, Raquel Carneiro da Companhia Paulista de Parcerias, e Anderson Pomini, presidente da APS.