Educação Meio Ambiente

Projeto de horta na escola começa a ser implantado em Cubatão

16/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Cubatão iniciou o mês de maio implantando o projeto “Horta Pedagógica: da escola pra casa” na Unidade Municipal de Ensino (UME) Estado do Amazonas, na Vila Paulista. A iniciativa faz parte da atividade escolar sobre alimentação saudável.

“Tudo começou com uma visita à unidade para retirada de uma vegetação que atrapalhava o dia a dia escolar. A direção do colégio demonstrou interesse na criação de uma horta. E, assim, iniciamos o planejamento para definir os detalhes como o local dos canteiros e os dias para iniciarmos os trabalhos”, afirma Natália Grecco, Chefe de Serviço de Jardins da Divisão de Limpeza Urbana da Sesep.

Natália conta que pouco tempo depois, a equipe de jardinagem já estava pronta pra começar a plantação. O terreno foi preparado com a limpeza e nivelamento do solo. Os espaços foram separados e construídos corredores de acesso reutilizando pneus que já estavam na escola. Por segurança, nesta etapa não foi permitida a ajuda das crianças. O resultado foi a criação de três canteiros com 4,5 metros e outro de 3 metros.

Depois, com a participação de 125 estudantes com idades entre quatro e seis anos houve o plantio de mudas de couve, cebolinha, salsa, alecrim, manjericão, hortelã, capuchinha, peixinho da horta e pé de louro. “É emocionante ver as crianças tendo o primeiro contato com a atividade de cultivo, sem falar na oportunidade para que as professoras trabalhem esse conteúdo pedagógico de uma maneira didática e participativa com os alunos”, afirma Natália Grecco que espera que outras escolas tenham interesse no projeto.

A equipe de jardinagem da Sesep é composta por dois jardineiros, três ajudantes de jardinagem e pelo engenheiro agrônomo Maykon Clemente, que orientou os profissionais e professores sobre os cuidados com cada tipo de hortaliça e recomendação de rega.

Além de plantar a semente nos pequenos sobre a importância da Educação Ambiental, o resultado do plantio estará presente no prato da criançada: a colheita será utilizada na merenda. O projeto também vai funcionar como ferramenta pedagógica em sala de aula, conforme explica Luciane Santana Bagi, diretora da UME Estado do Amazonas. “Nossa intenção é que a manutenção e os cuidados com a horta sejam realizados pelas crianças e professores”, completou Luciane.