O Projeto Equoterapia, em Santos, vai ampliar o número de atendimentos que oferece gratuitamente a crianças e adolescentes. O serviço ganhará mais 50 vagas custeadas pela Prefeitura. O anúncio foi feito pelo prefeito Rogério Santos durante a comemoração do Dia Nacional e Municipal da Equoterapia.
O trabalho pioneiro realizado na cidade de Santos acontece há 23 anos e atende 161 praticantes, com idades entre 3 e 18 anos, com transtorno do espectro autista (TEA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), microcefalia, transtorno de ansiedade, entre outros.
A associação conta com pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos e assistentes sociais, além de veterinários e tratadores, que cuidam da saúde de 10 cavalos em atividade. As vagas excedentes à subvenção da municipalidade são custeadas com verbas adquiridas por meio de doações, patrocínio de empresas, emendas parlamentares, entre outras fontes. Atualmente, cerca de 380 famílias esperam por uma vaga.
Para participar da lista de espera basta ter qualquer tipo de deficiência que não impeça a montaria. No período de inscrições, que acontece entre maio e junho, os interessados devem se dirigir à unidade (Avenida Francisco Manoel s/nº, no Jabaquara), com documentos, para realizar um agendamento com o serviço social, onde se faz a triagem, o pedido de exames e laudo médico.
Depois que surge a vaga, antes de iniciar as sessões de equoterapia em Santos, o paciente é encaminhado ao Centro Especializado em Reabilitação para solicitação de exame de raio-X e passa por nova avaliação da equipe terapêutica da associação para definir plano de tratamento.