Saúde

Programação conscientiza sobre doação de órgãos em Santos

31/08/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos inicia nesta sexta-feira (1º) a campanha do Setembro Verde, que visa à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e o esclarecimento de dúvidas da população sobre o tema. A iniciativa é da Seção de Captação de Órgãos e Tecidos, da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o mês, diversas atividades serão realizadas, com destaque para a 6ª Caminhada pela Vida, que será realizada no dia 17, com ações culturais e serviços de saúde, em uma parceria com os motoqueiros Insanos e Lokas e o Instituto Deixe Vivo.

Também será realizado um simpósio no dia 13 de setembro, às 9h, na Associação Comercial de Santos (Rua XV de novembro, 137), com palestras e convidados com notoriedade sobre o tema. O evento é voltado para trabalhadores e profissionais da saúde, as inscrições estão abertas neste link. Confira abaixo mais detalhes da programação.

Santos é considerada Cidade Amiga dos Transplantes, pois é a única do País com uma seção própria, vinculada a uma Secretaria de Saúde, voltada à captação de órgãos e tecidos nos serviços de saúde municipais. Nos demais municípios brasileiros que contam com esse serviço, a captação é subordinada a hospitais.

A doação de órgãos e tecidos após a morte cerebral só é possível se a família do doador autorizar. Por isso, a Secapt reforça a importância de o tema fazer parte de conversas familiares. Em 2022, todas as sensibilizações realizadas pela Secapt junto a famílias que perderam seus parentes, resultaram em doações. Em 2023, uma recusa foi registrada.

“A doação de órgãos e tecidos é a última opção de tratamento para aqueles pacientes que estão aguardando um transplante. Ou seja, o sim de uma família doadora vai resultar em uma nova oportunidade de vida para aquele paciente em lista de espera. Hoje são mais de 65 mil pessoas aguardando um transplante. A família que doa também dá um novo significado ao luto”, explica Danielle Caliani Barbosa Machado, chefe da Secapt.

Recentemente, a doação de órgãos ganhou bastante notoriedade pelo transplante de coração do apresentador Fausto Silva, realizado com sucesso e cujo órgão partiu da cidade de Santos. Com discussões sobre a lisura da fila de transplante, o Ministério da Saúde publicou uma nota explicando que todo paciente que precisa de uma doação está na mesma fila e os critérios de prioridade são técnicos. São analisados tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão, que determinam a ordem de pacientes a serem transplantados.

Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica. O Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos no mundo.

13 de setembro – 9h às 17h30
3º Simpósio Setembro Verde
O evento vai contar com uma oficina de ‘Escutatória sobre a Doação de Órgãos’ e ‘Palestras da Escola Paulista de Medicina, Hospital das Clínicas e Central Estadual de Transplantes’.

9h – Abertura com Secretário de Saúde de Santos.
9h20 – Palestra ‘Processo de Doação de Órgãos e Tecidos’ com a Coordenadora de Enfermagem Vanessa Ayres Carneiro Gonçalves.
10h – Palestra ‘Diagnóstico de Morte Encefálica’ com a Coordenadora Médica Dra. Suelen Bianca Stopa Martins.
11h – Palestra ‘A atuação da Central Estadual de Transplantes’ com o Diretor Técnico de Saúde da Central Estadual de Transplantes João Luiz Erbs Pessoa.
11h40 – Palestra ‘Comunicação de Más Notícias’ com o Coordenador de Enfermagem Edvaldo Leal de Moraes.
14h10 – Palestra ‘Mesa redonda sobre religião e a doação de órgãos’ com o Pai Rodrigo Queiroz (Umbanda), Reverendo Sérgio Ferreira (Igreja Anglicana), Pai Marcio Guerreiro (Umbanda), Pastor Anderson Barros (Igreja Batista), Tânia Rossin (Kardecismo) e Salah Mohammed Ali (Mesquita Islâmica de Santos).
15h30 – Oficina de Escutatória sobre a Doação de Órgãos da Escola de Empatia com Camila.
Rua XV de Novembro, 137 – Centro

14 de setembro – 11h
Sensibilização em Doação de Órgãos e tecidos para a equipe policlínica Bom Retiro.
Rua João Fraccaroli s/nº

17 de setembro – 11h às 14h
A ‘6ª Caminhada pela Vida’ contará com serviços como: Aferição de pressão arterial e glicemia pelo Centro Acadêmico da Medicina Unimes; Serviços da secretaria de saúde como van odontológica, Sevicoz etc.; Apresentação da banda da Polícia Militar; Apresentação da Cantora Aldrei Lima; Bateria da escola de samba da União Imperial; Troca de camisetas da campanha por 1kg de alimento não perecível.
Praça do Aquário, Vereador Luiz La Scalla s/nº

22 de setembro – 9h e 19h 
Palestra de Sensibilização em Doação de Órgãos e tecidos para alunos do curso de psicologia Universidade Santa Cecília.
Rua Oswaldo Cruz, 277

22 a 30 de setembro
Iluminação do Viaduto Paulo Gomes Barbosa na cor verde
Avenida Getúlio Dornelles Vargas, 711