O Procon-Santos iniciou, nesta semana, a segunda edição do ‘Renegocia’, iniciativa federal que visa auxiliar os consumidores na renegociação de suas dívidas. O programa, que se estenderá até 17 de janeiro, oferece oportunidade para que os consumidores possam reestruturar suas finanças. O objetivo é abrir um canal de negociação entre as partes envolvidas.
Por meio do ‘Renegocia’ é possível negociar dívidas bancárias e outras, com propostas que podem incluir planos de pagamento ou a solicitação de condições mais favoráveis ao credor, facilitando a quitação dos débitos.
A iniciativa abrange uma variedade dívidas de cartão de crédito, energia elétrica, água, planos de saúde, além de dívidas bancárias e não bancárias. O ‘Renegocia’ não cobre financiamentos de imóveis, dívidas com bens como garantia e crédito rural. Essa limitação visa focar em dívidas que geralmente impactam diretamente o orçamento mensal dos consumidores.
“O principal intuito é devolver o poder de compra do cidadão, bem como promover dignidade das pessoas. Mas gosto de ressaltar que o consumidor deve planejar seu orçamento. Cerca de 30% das dívidas dos brasileiros estão atreladas ao cartão de crédito. Evite compras por impulso e sempre pesquise os preços em diferentes lojas e plataformas. São atitudes fundamentais para evitar gastos desnecessários”, ressaltou o diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira. A primeira edição do programa realizou 272 renegociações na Cidade.
COMO PARTICIPAR
Em Santos há três opções para participar do programa. Há atendimento presencial do Procon, na unidade do Poupatempo, na Rua João Pessoa, 246, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h. O interessado também pode solicitar por meios digitais, tanto estadual quanto federal: procon.sp.gov.br ou consumidor.gov.br, respectivamente.
É importante que o interessado tenha em mãos os documentos pessoais (RG e CPF), além de documentos que comprovem as dívidas, como contratos, boletos, e-mails e correlatos. O Procon não realiza pesquisa de SPC e Serasa. Após a abertura do processo junto ao Procon-Santos, o trâmite para a resposta do credor dura, em média, 10 dias úteis.
Realizado por Procons de todos os estados, o ‘Renegocia’ é uma iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça.