Economia

Procon de Santos renegocia dívidas até 11 de agosto

31/07/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

O Procon de Santos aderiu ao programa do governo federal Renegocia!, com o intuito de auxiliar o consumidor a negociar dívidas. Organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o mutirão tem como foco uma renegociação de débitos de forma mais acessível e a prevenção ao superendividamento. Os atendimentos serão realizados até 11 de agosto.

O mutirão vai atender a casos relacionados a diversas frentes: instituições financeiras, lojas, empresas de telefonia, água e energia elétrica, entre outros. Somente débitos judiciais não estão previstos — pensão alimentícia, além de créditos rural e imobiliário.

Para não cair no rol dos endividados, o advogado tem um conselho. “É preciso se abster de comprar o que não for essencial à subsistência”, diz Ferreira. “Aproveite o momento para uma negociação das dívidas já contraídas”.

O atendimento ocorre no Procon de Santos, localizado no Poupatempo de Santos (Rua João Pessoa, 246, no Centro) e de forma complementar no Resolve Aqui (Rua Amador Bueno, 249, mezanino, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para participar, é preciso levar um documento pessoal e contratos da dívida. Caso não possua esta documentação, a orientação é levar qualquer material que comprove o débito (faturas, comprovantes de pagamento etc.).