A segunda semana de janeiro está sendo marcada pelo forte calor e tempo firme na região. Ao todo, somam-se quatro dias seguidos com o cenário que, segundo a previsão da Defesa Civil, será revertido para períodos de chuvas acompanhadas de descargas elétricas em Santos. A instabilidade, de acordo com o órgão, permanecerá nesta próxima sexta-feira (12) e fim de semana (13 e 14).
Com apontamento de 34 graus centígrados, esta quinta-feira (11) é o dia mais quente da semana. É esperado que, no final da tarde, cheguem pancadas de chuva passageiras e sem grande volume pela Cidade.
Já na sexta-feira (12), instabilidades no tempo aguardadas em todo o Estado de São Paulo causarão efeitos na Baixada Santista. As chuvas de verão (ocasionadas pela combinação entre calor e umidade) serão de forte intensidade e acompanhadas por raios em alguns períodos.
No sábado (13), e em parte do domingo (14), também são previstas ocorrências de chuva, porém com menor persistência e intensidade. Devido à nebulosidade no céu, a sensação de forte calor poderá ser amenizada.
Ainda segundo a Defesa Civil, há previsão de agitação marítima moderada na região a partir do sábado, mas sem níveis de alerta para impactos por ressaca, nem previsão de períodos anormais de maré alta em Santos.
Chuva nos próximos dias:
- Sexta-feira: Probabilidade de ocorrência – 80%; Volume – 15-30mm; Intensidade – moderada
- Sábado: Probabilidade – 60%; Volume – 10-20mm; Intensidade – moderada
- Domingo: Probabilidade – 60%; Volume – 5-10mm; Intensidade – moderada a fraca
RECOMENDAÇÕES
No período, é importante que as pessoas se mantenham hidratadas, evitem praticar exercícios ao ar livre nos horários mais quentes (entre 10h e 16h) e qualquer exposição ao sol. Caso seja necessário, o uso do filtro solar deve ser reforçado.
A Defesa Civil ainda recomenda cuidado redobrado para as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes ou que tenham algum tipo de comorbidade.
Já para os períodos de chuva, é preciso evitar exposição em áreas abertas devido ao risco de raios, não buscar a proteção embaixo de árvores e nem estar próximo a redes de energia elétrica. Nos momentos de chuvas torrenciais, o aconselhado é não andar em locais alagados ou inundados e atravessar ruas com enxurradas.