Sala de Ideias

Previdência privada: heroína ou vilã?

01/04/2022
Previdência privada: heroína ou vilã? | Jornal da Orla

Thiago Souza

O que o Universo Marvel tem relação com a sua aposentadoria?

Com certeza, o título deste texto te deixou em dúvida. Será que a minha previdência é heroína ou é vilã?

Assim como o personagem da Marvel Loki, inspirado no Deus da trapaça nórdico, que utiliza dos seus poderes de ilusão para trapacear seu irmão Thor, agindo como um vilão. Sua previdência privada pode estar criando uma ilusão para sabotar o seu futuro.

E aí que entra a grande questão: você sabe em qual categoria está a sua previdência?

Primeiramente para colocar todos na mesma página, vamos à explicação do que é previdência privada. É um fundo de investimento com o objetivo de longo prazo, que tem como principal plano ser uma aposentadoria, ou seja, uma renda complementar lá na frente, na qual não está atrelada ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Além de ter benefícios fiscais e tributários que você pode se beneficiar ao longo da sua vida.

Vale salientar que o modelo do INSS está cada vez mais caindo por terra. Se você se lembra das aulas de geografia da escola, você vai lembrar de quando professor falava sobre a pirâmide hereditária do Brasil, onde se tinha um número maior de crianças e jovens. Porém, os tempos mudaram, a pirâmide inverteu e a nossa expectativa de vida está cada vez mais longeva, nos tornando quase Wolverines.

Mas, brincadeiras à parte, não acredito que seja seguro e confiável deixarmos nossa aposentadoria nas mãos de governos. Você, caro leitor, tem que ser o responsável pela sua independência financeira.

Até esta parte está tudo bem! Com o objetivo bem alinhado, entramos no principal problema: os poderes maléficos de uma previdência privada ruim.

Muito provavelmente, e isto eu posso falar com experiência de muitos anos no mercado financeiro, é que muitos brasileiros  não sabem e não se interessam por saber quanto está rendendo a sua previdência e se ela de fato está alinhada aos seus objetivos.

Digo isso pois hoje grandes fundos de previdência estão entregando uma rentabilidade abaixo da poupança. E você pode estar nesta turma!

Abaixo, trouxe para você o ranking dos 10 maiores fundos de previdência e sua rentabilidade no ano de 2020, comparado ao CDI:

Fonte: Onze

 

Note que durante a fase de acumulação de patrimônio, é muito importante estarmos atentos à rentabilidade dos seus investimentos, pois lá na frente, porcentagens que você não deu tanta atenção agora, farão muita falta no futuro.

Mas calma que temos a cura! Hoje é muito simples você mudar de fundo de previdência e alcançar rentabilidades melhores, através da portabilidade. Esta é uma alternativa sem custo e de fácil operacionalização.

Desta forma, você irá blindar o seu patrimônio, o tornando mais forte, mais rentável e mais seguro. Por isso, a hora de acumular riqueza e preocupar-se com o seu futuro é agora, não deixe para amanhã. Mesmo porque, nós não temos os superpoderes do Doutor Estranho.

 

Thiago Souza é educador financeiro e assessor de investimentos