Santos

Prefeitura inicia revitalização de praça

08/05/2024
Divulgação PMS

A Prefeitura de Santos está prestes a iniciar um projeto de revitalização na praça da Ponta da Praia, que será uma homenagem aos apaixonados por ciclismo e motociclismo. Esta intervenção está marcada para começar ainda este mês e promete transformar completamente o espaço público.

Localizada na confluência das avenidas Rei Alberto I e General San Martin (canal 7), a praça, que ocupa uma área de 706,5m², será revitalizada com a inclusão de novas calçadas, guias, sarjetas, jardins e uma iluminação reforçada. Além disso, está prevista a instalação de monumentos escultóricos e um projeto paisagístico especial para embelezar ainda mais o local.

Duas esculturas, feitas de fibra de vidro e assentadas sobre bases de concreto revestido em granito, com 90 centímetros de altura cada, serão o destaque da futura Praça Duas Rodas. Essas esculturas serão posicionadas nas extremidades da praça, voltadas para a Avenida Rei Alberto I, em uma homenagem aos atletas campeões da cidade, com cerca de 60 nomes gravados na base.

O secretário Wagner Ramos, titular da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), destacou que uma das esculturas será uma réplica do troféu Real Console Generale D’Italia di San Paolo, conquistado em 1937 pelo renomado piloto santista Luiz Bezzi. Esse troféu, de autoria do artista italiano Galileo Emendabile, retrata um piloto em ação em cima de uma moto invisível, sendo uma peça única e representativa.

O projeto inclui uma área especial para as esculturas alusivas ao motociclismo, sobre uma faixa de asfalto preto, simulando uma pista com sinalização de solo arrematada por faixa zebrada, totalizando 68m². Além disso, está prevista a construção de 310m² de piso em concreto desempenado, 95 metros lineares de guias pré-moldadas e sarjetas, a instalação de 11 bancos de concreto e dois bicicletários.

O investimento totalizará R$ 455.775,01, financiado pelo Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), um programa do governo federal via Caixa Econômica. As obras serão conduzidas pela empreiteira Tecnocortes Construções e Serviços Ltda., vencedora da concorrência pública, com prazo de conclusão em 12 meses após a emissão da Ordem de Serviços.