A Prefeitura de Santos deu início, na última segunda-feira (3), às obras de recuperação de um trecho de encosta no Morro São Bento. A iniciativa visa aumentar a segurança para moradores, comerciantes e visitantes da área, seguindo recomendações de geólogos da Defesa Civil.
As obras abrangem uma área de 1.306,07 m² entre a Rua Santa Mercedes e o Complexo Esportivo e Cultural Marina Magalhães Santos Silva, onde há um talude de até 40 metros de altura. Segundo o engenheiro civil Márcio Augusto Salgueiro Lima, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), o projeto inclui diversas etapas, começando pela capinação e limpeza, até a remoção de raízes de troncos de árvores.
Técnicas de estabilização
O retaludamento, um processo de terraplanagem, será executado para nivelar o terreno e garantir sua estabilização. Adicionalmente, serão instaladas tubulações de concreto e PVC para redes pluviais e de drenagem, com dimensões específicas de 400 mm e 300 mm de diâmetro, respectivamente.
Para proteger e estabilizar o talude, será utilizado solo grampeado verde e concreto projetado. Esta técnica envolve a fixação de grampos que interligam a superfície do talude com as camadas rochosas, proporcionando ancoragem e reduzindo o risco de deslizamentos.
O projeto também prevê a instalação de drenos horizontais profundos (DHP) para facilitar a drenagem interna do solo, aumentando a estabilidade do talude. Serão utilizados 555 metros de tubos ranhurados revestidos. A etapa seguinte envolve a aplicação de 840 m² de geocomposto para drenagem, incluindo geomanta e tela hexagonal para reforço.
Uma escada hidráulica de 43,13 metros será construída, contendo três poços de visita e canaletas de concreto. Além disso, haverá a aplicação de terra vegetal para o plantio de grama em placas, recompondo o terreno afetado.
Investimento e prazos
As obras, sob responsabilidade da empreiteira Geologus, vencedora da licitação pública, têm um custo total de R$ 2.854.714,10, financiados pelo orçamento municipal. A conclusão está prevista para dezembro deste ano.