Santos

Prefeitura de Santos capacita servidores sobre agenda 2030

19/04/2024
Divulgação PMS

No avanço rumo a uma gestão alinhada com os desafios globais de sustentabilidade, os servidores da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) de Santos foram capacitados em uma sessão sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O evento ocorreu na última quinta-feira (18/04) no Auditório Emaps, localizado no Paço Municipal.

Durante a capacitação, os colaboradores analisaram as metas globais da Agenda 2030 e discutiram o papel  do setor público, juntamente com a sociedade, na execução e monitoramento de ações voltadas para a promoção desses objetivos globais.

O encontro teve início com a explanação do conceito de ‘desenvolvimento sustentável’, que se concretiza quando os aspectos econômicos, sociais e ambientais avançam harmonicamente. Essa abordagem tripla é encapsulada nos 17 ODS, que por sua vez compreendem 169 metas interconectadas. Bruno Valdevino, representante do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), destacou a importância de enxergar os ODS não como compartimentos isolados, mas como peças integrantes de um todo, onde cada uma está interligada à outra.

Segundo Valdevino, a integração entre os objetivos ressalta a necessidade de parcerias entre diferentes esferas, como órgãos governamentais, setor privado e organizações do terceiro setor, para concretizar ações em prol do desenvolvimento sustentável. Ester Augusto, chefe da Seção de Ações Regionais, destacou que a capacitação foi fundamental para que os servidores compreendessem melhor o tema e estivessem aptos a vincular as atividades da secretaria aos ODS.

Ela exemplificou essa conexão mencionando o programa Viva Leite, que opera dentro das Prefeituras Regionais e contribui positivamente para o objetivo de erradicação da pobreza (ODS 1). Através do entendimento aprofundado sobre os ODS, os servidores poderão integrar essas diretrizes de forma mais eficiente às práticas cotidianas da Sepref, contribuindo assim para um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo.