O primeiro dia de agenda do prefeito Kayo Amado nesta breve viagem à capital, Brasília, em busca de melhorias para São Vicente foi repleto de avanços para a Educação, Saúde, Economia e Turismo.
Os compromissos da manhã da última terça-feira (12) começaram com a presença do chefe do Executivo vicentino no Palácio do Planalto, prestigiando o histórico anúncio da construção de 100 institutos federais que contemplarão algumas cidades do Brasil, dentre elas, São Vicente. A conquista foi oficializada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Ex-aluno do Instituto Federal de Cubatão, Kayo Amado enalteceu a iniciativa do Governo Federal e destacou o potencial de transformação que a futura entrega pode proporcionar ao Município, com mais desenvolvimento, geração de emprego e novas perspectivas. “O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia é uma escola que transforma vidas e trajetórias. É a oportunidade da realização de cursos fantásticos, como técnicos e Ensino Médio profissionalizantes, oferecendo até mesmo graduações. Receber um equipamento dessa magnitude em São Vicente nos trará, sem dúvidas, a oportunidade de mudar o rumo da Cidade. Ficamos muito felizes em fazer parte deste seleto grupo de 100 municípios contemplados no País e um dos 12 no Estado”, comemorou o prefeito, que também afirmou já ter iniciado, junto às reitorias, um estudo de possíveis áreas para a alocação do futuro Instituto Federal de São Vicente.
Mais tarde, Kayo Amado reuniu-se com o presidente do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass, para avançar na elaboração do projeto de engenharia do Porto das Naus, que será viabilizado com recursos do Governo Federal, via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
O presidente do IPHAN também assegurou o olhar para a primeira cidade do Brasil, sobretudo devido ao fato do município se tratar de um dos maiores patrimônios culturais do Brasil.
A agenda também contou com reunião com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, junto à deputada federal Renata Abreu. No encontro foram discutidos o potencial econômico de São Vicente e o estreitamento entre Ministério e Município.
Os compromissos oficiais continuaram com um encontro com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para a apresentação de demandas represadas junto ao Governo Federal e solicitação de apoio para o custeio da Saúde.
Por fim, um diálogo com o deputado federal, Marcos Pereira no qual o parlamentar assegurou seu apoio ao projeto do Município e o prefeito solicitou recursos também para a Saúde.
“Vamos seguir com uma boa construção de diálogo, como temos feito ao longo desses anos, sempre prezando pelo futuro de São Vicente”, concluiu Kayo Amado.