Um dos blocos do Centro de Atividades Integradas do Município (Cais), na Vila Mathias, conhecido popularmente como “castelinho”, se transformará no Centro de Lutas de Santos. Um espaço exclusivo que irá oferecer toda infraestrutura para prática de esportes como judô, taekwondo, caratê, luta olímpica e boxe, tanto para alto rendimento, como para iniciação esportiva.
No último dia 14, a Prefeitura lançou edital de licitação para a constratação da empresa que fará a restauração e a modernização do espaço. Os primeiros envelopes serão abertos no dia 2 de março. A expectativa é de que todo processo licitatório até a assinatura de contrato dure cerca de 90 dias. A obra deverá ser executada no prazo de oito meses, a partir da data da ordem de serviço.
O trabalho, a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), será executado com recursos do Governo Federal, por intermédio do Ministério dos Esportes, no valor de R$ 1.890.725,22.
“Santos é uma cidade esportiva e tem se destacado em competições nacionais e internacionais. Nosso objetivo é incentivar a prática e buscar a valorização de nossos atletas por meio de apoio e infraestrutura adequados para o treinamento. Esporte também é educação, cidadania e saúde”, disse o prefeito Rogério Santos.
A gestão das atividades no novo espaço ficará a cargo da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). De acordo com o secretário Gelasio Ayres Fernandes Júnior, o Centro de Lutas será mais um importante equipamento para a promoção do esporte na Cidade. “Serão diversas modalidades de luta e dezenas de vagas tanto para iniciantes quanto para atletas de alto rendimento, em um espaço público inédito na região”, destacou.
Castelinho da Luta
O prédio passará por restauração e terá as suas instalações modernizadas, com recente Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), novas instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia e lógica. O saguão de entrada foi projetado para contemplar também uma área de exposição.
O castelinho será preparado para receber no pavimento térreo as áreas adequadas para as atividades de lutas como judô, luta olímpica e boxe. Está prevista a criação de espaços de apoio às atividades esportivas como a sala multiúso, de fisioterapia, vestiários e sanitários acessíveis.
No pavimento superior ficará o espaço do caratê, com os sanitários e vestiários de apoio (acessíveis), além das áreas administrativas e técnicas. Duas escadas bem distribuídas, itens de acessibilidade como piso podotátil e corrimãos, e ainda um elevador permitirão a todas as pessoas o acesso seguro entre os pavimentos.
Campeões Comemoram
O ex-judoca santista Rogério Sampaio, campeão olímpico em Barcelona/92 e diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), lembrou que Santos sempre foi referência em esportes de luta como judô, caratê e boxe, com alto número de praticantes e representantes que engrandeceram o nome da Cidade com títulos importantes. “Um equipamento exclusivo para dar continuidade a este processo de desenvolvimento destas modalidades é muito importante”.
Sampaio ressaltou o trabalho feito pelo Governo para tornar o Centro de Lutas uma realidade. “Em médio e longo prazo veremos os resultados com mais crianças e jovens praticando esporte e mais atletas de destaque, tanto nos esportes convencionais como no paradesporto”.
E um dos exemplos de atleta de destaque que representa Santos é Nathan Torquato (Fupes), medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021. “Fiquei com muito feliz em saber do Centro de Lutas, que será um marco para a Cidade. Santos sempre foi referência no esporte, e nas lutas, com atletas em campeonatos mundiais, olímpiadas e paralímpiadas, como é o meu caso. É um ótimo investimento, que fortalecerá ainda mais essas modalidades e trará grandes resultados para a garotada e para os mais experientes”.
Localização
O “Castelinho” é o bloco C do Centro de Atividades Integradas de Santos (Cais) Professor Milton Teixeira, localizado na Avenida Rangel Pestana nº 150, na Vila Mathias.