Sala de Ideias

Preciso decorar os ingredientes que fazem mal?

07/10/2022
Depositphotos

Maria Clara Sinieghi

A resposta é: não! A indústria utiliza diversos aditivos alimentares na composição dos alimentos e não teria como decorar todos eles. Aditivo alimentar é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem o propósito de nutrir, e com o objetivo de modificar as características do alimento, podendo estas serem físicas, químicas, biológicas ou sensoriais. Alguns exemplos de aditivos são os aromatizantes, corantes, emulsificantes, conservantes, dentre outros.

Como saber então quais produtos evitar? Leia o rótulo! A lista de ingredientes é escrita em ordem decrescente, ou seja, tudo o que tem em maior quantidade no alimento vem escrito primeiro. Evite alimentos com uma lista de ingredientes extensa, com ingredientes que você não conhece, e priorize alimentos com uma lista de ingredientes menor, com menos aditivos possível.

Uma dica é você refletir se você costuma ter em casa ou comprar no mercado algum desses ingredientes. Geralmente estes não são comumente encontrados em mercados, pois são destinados para uso nas indústrias.

Mas, não é porque o alimento passou por algum tipo de processamento, que significa que ele é ruim. Muitos processos industriais facilitaram nossa vida, seja em questão de conservação, segurança, praticidade, palatabilidade (sabor), mudança de características, entre outros. Podemos citar alguns exemplos como leites, queijos, iogurtes, pães e biscoitos integrais, alimentos embalados a vácuo, vegetais congelados, suplementos como whey e creatina, dietas enterais e muitos outros.

Claro que quanto maior a prevalência de alimentos in natura na sua alimentação, melhor será, mas lembre-se de que o ótimo não é inimigo do bom.

Além disso, para quem não sabe ainda, a partir do dia 09/10/2022 novas regras da rotulagem nutricional entram em vigor.
A nova rotulagem tem como objetivo fornecer mais informações na embalagem para o consumir fazer uma escolha/compra mais consciente.

As tabelas nutricionais apresentarão mais uma coluna informando ao consumidor o valor energético e de nutrientes por uma porção de 100g ou 100ml, ou seja, isso permitirá o consumidor fazer comparações entre produtos de forma mais simples, sem precisar ajustar porções.

Também haverá informações em destaque, com um símbolo informativo, referentes ao alto conteúdo de açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio que esse produto possa vir a apresentar.

Maria Clara Sinieghi – CRN3: 69546. Nutricionista

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.