Praias de quatro cidades da Baixada Santista estão impróprias para banho de mar
22/07/2024Todas as praias de Praia Grande, Mongaguá, Santos e São Vicente foram classificadas como impróprias para banho nesta semana na Baixada Santista, de acordo com estudo realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que avalia semanalmente as condições das águas. A única cidade da região com todas as praias consideradas próprias é Bertioga.
De acordo com a Cetesb, a praia é considerada imprópriaquando as amostras coletadas apresentam mais de 100 unidades formadoras de colônias (UFC) de enterococos [bactérias fecais] por 100 ml.
Conforme o último boletim publicado, todas as praias desses quatro municípios estão avaliadas como ‘impróprias para banho’. Confiras os trechos analisados:
- Praia Grande: estão impróprias as praias do Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila Tupi, Ocian, Vila Mirim, Maracanã, Vila Caiçara, Real, Balneário Flórida e Jardim Solemar.
- Mongaguá: estão impróprias as praias da Vila São Paulo, Central, Vera Cruz, Santa Eugênia, Itaóca, Agenor de Campos e Flórida Mirim.
- Santos: estão impróprias as praias da Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e os dois trechos monitorados da praia do José Menino (próximos à rua Olavo Bilac e à avenida Frederico Ozanan).
- São Vicente: estão impróprias as praias da Divisa, Itararé (Posto 2), praia da Ilha Porchat, praia dos Milionários, Gonzaguinha e Prainha.
Existem dois fatores principais que influenciam na balneabilidade das praias, de acordo com a Cetesb, como o número de pessoas e as chuvas.
A companhia destaca que as chuvas contribuem negativamente para a balneabilidade, uma vez que maior volume da água dos rios chega ao mar. Além disso, nesses episódios há grande quantidade de esgotos, lixo e outros detritos que são levados ao mar, ocasionando a queda na qualidade da água.