Covid-19

Praia Grande segue com vacinação no feriado de Tiradentes

20/04/2022
Amauri Pinilha/Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande vai ampliar a oferta de vacinas durante todo o feriado de Tiradentes. Serão disponibilizados os imunizantes contra a covid-19, a gripe e também contra o sarampo no Ginásio Rodrigão (Av. Presidente Kennedy, 5563, Bairro Tupi), que estará aberto na quinta-feira (21), sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24/4), das 9h às 15h.

Sarampo

Deverão ser vacinadas contra o sarampo todas as crianças de seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para poder tomar a vacina contra o sarampo é preciso apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação.

Trabalhadores da saúde também poderão receber o imunizante contra o sarampo. No entanto, para esse grupo a vacinação é seletiva, ou seja, será avaliada a necessidade de cada pessoa de tomar as doses ou não, conforme a situação vacinal de cada um. O trabalhador da saúde que comprovar ter recebido apenas uma dose deverá receber a segunda, respeitando o intervalo mínimo entre as doses de quatro semanas. É necessário apresentar documento pessoal com foto, carteirinha de vacinação e documento que comprove trabalho em instituição de saúde.

Covid-19 e gripe

A vacinação contra a covid-19 continua aberta para os grupos já liberados. Poderão tomar a primeira e a segunda doses todas as pessoas acima dos 5 anos de idade que ainda não receberam o imunizante. A terceira dose também estará disponível para as pessoas acima de 18 anos.

Gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto) que tenham entre 12 e 17 anos poderão tomar a terceira dose. É necessário ter um intervalo mínimo de quatro meses após a vacinação com a segunda dose e levar comprovante de estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico) no caso das grávidas e, no caso das puérperas, apresentar declaração do nascimento da criança.

Já os idosos acima de 60 anos estão liberados para receber a quarta dose do imunizante contra a covid-19 e também a vacina contra a gripe. É necessário levar o comprovante de vacinação com a terceira dose contra a covid-19 realizada há, no mínimo quatro meses, além de documento pessoal e comprovante de residência.

As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para tomarem a vacina contra a influenza.

A vacinação contra a covid-19, gripe e sarampo volta para as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) na próxima segunda-feira (25/4), das 9h às 16h.