Referência na prevenção e tratamento de pacientes com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), Praia Grande possui uma ampla rede de atendimento e testagem. Ao longo do ano, o Município disponibiliza gratuitamente preservativos e testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de fazer o acompanhamento dos pacientes que necessitam de tratamento especializado.
O Município possui um robusto Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais. Compõem o serviço dois equipamentos: o Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que fazem testes rápidos e convencionais e também atendem pessoas com alguma IST, entre outros serviços. As Unidades de Saúde da Família (Usafas) fortalecem a rede, pois também oferecem testes rápidos e podem encaminhar os pacientes para o serviço especializado.
O CTAP de Praia Grande é a porta de entrada do serviço. O CTAP oferece aos munícipes preservativos e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, o equipamento também encaminha pacientes para o SAE, referência em Praia Grande nesse tipo de atendimento. O SAE possui equipe completa para o acompanhamento dos pacientes, com infectologista, ginecologista, pediatra, farmacêutico, cirurgião-dentista, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites e ISTs. É feito o atendimento, inclusive, de gestantes e crianças.
“Primeiro a pessoa passa pelo CTAP para, em caso de diagnóstico positivo, ser encaminhada ao SAE. E o atendimento no CTAP é por livre demanda, ou seja, a pessoa pode ir durante o horário de funcionamento da unidade e realizar as sorologias para HIV, sífilis, hepatites B e C. Já o atendimento no SAE é feito por encaminhamento, seja pelo próprio CTAP, pela Usafa ou por uma unidade de pronto-atendimento. O SAE faz o acompanhamento do paciente com IST e outras infecções que necessitem de conduta do infectologista”, explica a diretora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Praia Grande, Simone Correa de Lara.
PrEP e PEP – O Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais oferece ainda outros dois serviços para a população: a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP). A PrEP consiste no uso diário ou sob demanda de medicamentos antirretrovirais (ARV) para pessoas que não vivem com o vírus. Ela deve ser tomada antes de uma exposição ao risco e é priorizada para pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade ao HIV.
Já a PEP é uma medida de prevenção ao HIV em casos de exposição ao vírus, como a preservativo sair, romper ou não ter sido utilizada no sexo, além de casos de violência sexual e acidentes ocupacionais. É importante iniciar a profilaxia em até 72 horas, de preferência nas duas primeiras horas após a exposição. A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias.
“Pacientes que tiveram exposição ao vírus por meio de sexo sem proteção podem procurar o serviço para receber orientações. Tanto no caso da PrEP como da PEP, a pessoa faz as testagens e, se for o caso, passa em consulta, recebe os medicamentos e faz o acompanhamento sorológico”, detalha Simone.
Previna-se
Mas para além da estrutura oferecida pelo Município, é importante que o cidadão se cuide e previna-se contra essas enfermidades. As ISTs muitas vezes são silenciosas e ocorrem por relação sexual desprotegida (oral, vaginal ou anal) com uma pessoa infectada, ou da gestante para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. Por isso, a prevenção e a testagem recorrente são fundamentais.
“O ideal é que a pessoa não se exponha, que use preservativos para evitar as infecções. Mas, caso tenha tido relação sexual desprotegida, é fundamental que a pessoa faça o teste o mais precoce possível, pois se tiver ocorrido a transmissão, quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor”, enfatiza Simone.
Usafas
Além do CTAP, as 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade também oferecem testes rápidos, de segunda a sexta-feira. Basta a pessoa procurar a unidade com o cartão do posto e a equipe de saúde da família vai fazer o acolhimento do paciente para realizar a testagem.
Demais ações
Ao longo de todo o ano, a equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais realiza um trabalho de conscientização e testagem no Município. São feitas ações pontuais e campanhas em vários locais e eventos, como a Sexta Musical +, com distribuição de preservativos masculinos e femininos, materiais informativos e oferta de testes rápidos.
Outra ação importante é a frequente capacitação sobre testes rápidos para a rede municipal de saúde. Com essa constante atualização, é possível seguir ampliando a oferta do acesso da população ao serviço em todos os níveis de Atenção à Saúde do Município.