Covid-19 Covid-19

Praia Grande faz busca ativa por moradores que não se vacinaram contra a covid-19

15/12/2021
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande começou um trabalho de busca ativa das pessoas que estão com a vacina contra a covid-19 em atraso. Com 86% de pessoas vacinadas com a primeira dose e quase 74% da população total com o esquema vacinal completo, o Município quer aumentar ainda mais esses números, alcançando e conscientizando aqueles que não se imunizaram ou não retornaram para tomar a segunda dose, além de incentivar a aplicação da dose adicional em quem já está elegível a tomá-la.

Essa iniciativa da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande se junta à ampliação dos postos de vacinação contra a covid-19, que desde o último dia 9 ocorre em todas as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Aos finais de semana, o Ginásio Rodrigão (Avenida Presidente Kennedy, 5563, Bairro Tupi) segue em funcionamento das 9 às 15 horas.

A ação de identificação começa na própria Usafa, onde as equipes têm solicitado dos munícipes a carteira de vacinação para conferir se a pessoa está com os imunizantes em dia. Em caso negativo, se incentiva que seja completado o esquema vacinal na própria unidade.

“Essa ação de intensificar a busca de quem está em atraso visa aumentar a cobertura vacinal da população de Praia Grande. E como a vacina agora também está disponível nas Usafas, é mais uma oportunidade para as pessoas se imunizarem”, explica a enfermeira do Departamento de Atenção Básica da Sesap, Vanessa Naomi Oshiro.

Os agentes comunitários de saúde também estão contatando os pacientes via whatsapp e indo até as residências dos cadastrados para identificar quem está com a vacina atrasada e reforçar a importância de se imunizar contra a covid-19. No primeiro dia de levantamento, cerca de mil pessoas tiveram a sua situação vacinal conferida pelas equipes de saúde da família.

Grupos de vacinação

Adolescentes acima dos 12 anos e adultos podem procurar as unidades para receber tanto a primeira quanto a segunda dose. O Município continua aplicando a segunda dose do imunizante da Pfizer com 21 dias de intervalo para pessoas acima de 18 anos e com oito semanas para adolescentes de 12 a 17 anos. No caso da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, o intervalo entre a primeira e segunda dose é de oito semanas. Para a Coronavac, o intervalo é de 21 dias.

A aplicação da terceira dose prossegue para as pessoas acima de 18 anos. Para quem tomou as duas doses de Pfizer, AstraZeneca/Oxford/Fiocruz ou Coronavac, o intervalo é de quatro meses. Já para quem recebeu a Janssen (dose única), a dose adicional deve ser aplicada em quem tomou a dose única há pelo menos dois meses.