Baixada Santista

Praia Grande celebra Dia do Idoso com atividades físicas

02/10/2023
Freepik

Gabriela Martinez

Nessa segunda-feira (2) a população da melhor idade aproveitou o dia com diversas atividades voltadas ao condicionamento físico em celebração do Dia do Idoso.

No Conviver Boqueirão uma aula de ginástica e dança reuniu dezenas de pessoas. Nas outras unidades também houveram atividades físicas desde cedo. Há 30 anos o Município deu início a ação que mudaria a vida de mais de 6 mil  moradores da região.

O Dia Internacional do Idoso é comemorado em 1º de  outubro. No entanto, o Programa Conviver foi criado em 27 de setembro  de 1993, para dar atividades de lazer para idosos. Desse projeto piloto surgiram nove unidades, que hoje atendem a cerca de 6 mil pessoas  maiores de 50 anos com atividades físicas, culturais e de lazer.  Nestas mesmas unidades é possível coletar relatos de quem decidiu tomar um novo caminho na terceira idade.

Além do Programa Conviver, Praia Grande também tem seis unidades do Centro Dia (Creche do Idoso), que dão aos familiares a possibilidade de hospedar seus parentes idosos durante o dia para irem trabalhar.

Instalado em 1997, o serviço oferece gratuitamente uma alternativa benéfica e respeitosa para o idoso e seus familiares, sem a necessidade de exclui-lo do convívio familiar o Centro Dia serviu até de modelo para o Governo Estadual instalar o serviço em outras cidades de São Paulo fora do Estado.

Hoje há em média 100 idosos, na casa dos 80 anos, distribuídos em  seis unidades, nos bairros Guilhermina, Tupi, Antártica, Samambaia, Caiçara e Solemar. No Centro Dia eles fazem refeições, têm  acompanhamento de cuidadores e podem interagir com os frequentadores do Conviver.

Lar – No Lar São Francisco de Assis ficam os idosos que foram abandonados pela família. Tendo acompanhamento médico, são atendidos  por enfermeiros, cuidadores e recebem visitas de moradores dispostos a conversar. Nas principais datas festivas, escolas e entidades do Município organizam festas temáticas, como quermesses e ceias natalinas.

Segundo presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia  Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, o Município sempre se  preocupou em garantir qualidade de vida paras os idosos. “Não é fácil manter esses serviços  por tanto tempo. Mas as políticas públicas do Município já se  adequaram à essa demanda. Todos os serviços voltados aos idosos têm o  objetivo de oferecer cuidado e garantir melhora na qualidade de vida  desta população”.

De acordo com estimativas da Fundação Seade, dos mais  de 310 mil moradores de Praia Grande, cerca de 55 mil têm mais de 60  anos, o que representa cerca de 15% da população. Desde 2009, Praia  Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de  vida e a atenção ao idoso nos municípios.