Porto

Porto de Santos terá novo terminal de granéis

09/08/2023
Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

Uma estacada marcou o início das obras no terminal de granéis da COFCO Internacional Brasil no Porto de Santos, na terça-feira (8/8). A previsão é de que o local inicie suas operações do novo terminal agrícola de granéis sólidos vegetais, um dos maiores no complexo portuário santista, em 2025 e, com o funcionamento pleno, em 2026 amplie a capacidade portuária da empresa para a movimentação de 14 milhões de toneladas.

A COFCO International Brasil arrematou o direito de explorar o terminal STS 11 em leilão, no ano passado, e a companhia chinesa terá direito à concessão por 25 anos do novo terminal de granéis sólidos vegetais, com um investimento de mais de R$ 764 milhões.

“É um grande orgulho estar aqui e saber que a COFCO, além de trazer o desenvolvimento sustentável para Santos, gerando empregos e movimentando a economia, vai completar um grande sonho para nós santistas: o projeto de revitalização dos antigos terminais, que fizeram a história da nossa cidade e se reinventam, que serão restaurados para outras finalidades, como a turística, e que também vão gerar empregos”, afirma o prefeito Rogério Santos, referindo-se ao Parque Valongo, uma parceria da Prefeitura com a COFCO e com a Autoridade Portuária de Santos que transformará a área entre os armazéns 4 e 6 num polo de lazer e turismo.

Além de realizar as obras de implantação do Parque Valongo, por meio de compensação, a empresa também fará 430 plantios de árvore nos bairros com mais necessidade de Santos

LEIA MAIS

Parque Valongo deve ser inaugurado em junho de 2024