Baixada Santista Porto

Por segurança, túnel das catraias será interditado e desembarque muda para armazém 12

25/07/2023
Por segurança, túnel das catraias será interditado e desembarque muda para armazém 12 | Jornal da Orla

Para evitar outros acidentes como o ocorrido no domingo (23), a Autoridade Portuária de Santos (APS) decidiu interditar para reparos, por 90 dias, o túnel sob a avenida perimetral da margem direita do Porto, utilizado pelas catraias que fazem a travessia entre Vicente de Carvalho e a Bacia do Mercado, em Santos.

Ao vistoriar o local, o presidente da APS, Anderson Pomini, afirmou que a a interdição não vai paralisar o tradicional e centenário serviço de travessias das catraias, que transporta cerca de 15 mil pessoas por dia.

O embarque e desembarque em Santos serão feitos no armaz[ém 12, por meio de uma escada que será instalada pela Associação dos Catraieiros, com apoio da APS.

O presidente da APS, Anderson Pomini, informou ao presidente da Associação dos Catraieiros, Fernando Miranda Ramos, que será providenciada segurança para que os passageiros desembarquem com tranquilidade, atravessem a perimetral e tenham acesso ao Centro de Santos.

A interdição será comunicada com cinco dias de antecedência e a travessia, vinda do mesmo ponto em  Vicente de Carvalho, terá desembarque no Armazém 12, situado na margem direita.

Segundo Pomini, a opção de emergência para não paralisar o serviço de catraias não prejudica o estudo de novas alternativas que possam a ser também usadas simultaneamente.

As medidas foram anunciadas após reunião realizada nesta terça-feira, (25/), na APS, com a presença da Capitania dos Portos, prefeituras de Santos e Guarujá e a Associação dos Catraieiros.

A interdição do túnel precisa ser feita para evitar acidentes, como o que ocorreu domingo (23/7), quando um pedaço de concreto do forro caiu sobre uma passageira.