Geral

Por que órgãos públicos não funcionarão na segunda?

25/10/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos

Os órgãos públicos e também seus funcionários não irão trabalhar na próxima segunda(28), mas não por conta da eleição e sim por conta do dia específico criado para eles, que comemora uma data especial , o Dia do Servidor Público.

O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, foi instituído no Brasil para homenagear e reconhecer a importância dos trabalhadores que dedicam suas vidas ao serviço do Estado e ao atendimento da população. A data tem raízes históricas que remontam ao início do século XX, quando o serviço público começou a se consolidar como uma carreira essencial para o desenvolvimento do país. Em 1939, o então presidente Getúlio Vargas estabeleceu a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, e foi nesse contexto que se instituiu o Dia do Servidor Público.

Os trabalhadores desses órgãos públicos são professores, médicos, policiais, agentes administrativos, fiscais e tantos outros, que, dia após dia, enfrentam a rotina com o objetivo de servir ao bem comum. São eles que, em muitas ocasiões, representam a única face do Estado para a população, que encontra nas repartições públicas o suporte para suas necessidades.

O serviço público no Brasil é vasto e multifacetado. São mais de 11 milhões de servidores que atuam em diversas esferas e instituições. Esse contingente representa, para milhões de brasileiros, a porta de entrada para a educação, a saúde, a segurança e os direitos fundamentais. A pandemia de COVID-19, por exemplo, evidenciou a relevância do serviço público em momentos de crise: profissionais de saúde, educadores e funcionários da segurança pública estiveram na linha de frente, muitos arriscando suas vidas para garantir que os serviços essenciais não parassem.

Ao contrario do que muitos pensam a maioria dos funcionários públicos ganham salários similares aos pagos na iniciativa privada, uma pesquisa da República de Dados mostram que metade dos servidores públicos recebe salário menor ou igual a R$ 3.391 mensais.