“Pontos disponíveis para carregamento de veículos elétricos estão concentrados nos centros urbanos”
Enquanto parte do mundo avança no uso do carro elétrico, o Brasil vê um crescimento moderado na adoção dos automóveis movidos a eletricidade. Mas por que o Brasil ainda tem dúvidas sobre o futuro da eletrificação? A falta de postos de carregamento é um dos motivos para isso.
De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) o Brasil deve chegar a 10.000 eletro postos instalados no país até o final de 2024, o que é pouco em relação ao necessário. Os números mais atualizados da associação dizem que o país conta com 8.788 de locais para carregar os elétricos. A relação é de 8 carros para cada ponto. O número não seria ruim se houvesse uma distribuição melhor da infraestrutura. Dados mostram que os pontos disponíveis para carregamento de veículos elétricos estão concentrados nos centros urbanos. Num cenário nacional, o recorte atual é geograficamente desigual.
O tempo de carregamento e a falta de regulação que indique um padrão de cobrança nos eletro postos são outros fatores que preocupam os motoristas. O tempo médio para alcançar uma autonomia segura, ao menos para voltar para casa, é de pelo menos 30 minutos, podendo ser muito maior dependendo do modelo do automóvel e do carregador. São fatores que precisamos considerar na hora de usar o carro elétrico para uma viagem mais longa, por exemplo. Essa semana soube de um caso de uma família que, ao fazer uma viagem de Santos (SP) ao Rio de Janeiro (RJ), teve que pernoitar em Aparecida (SP) para poder recarregar o veículo.
A dificuldade em fazer essa recarga dos carros é um dos desafios que o Brasil tem para eletrificar a sua frota. Também podemos mencionar o preço dos carros elétricos, falta de informação sobre tecnologias e os impostos sobre os modelos, que são importados, entre outras. Está na hora de olhar com mais atenção para esse segmento do mercado. Eu fico por aqui, até a próxima.