Porto Santos

Ponte de Inspeção Naval do Porto de Santos dará apoio ao turismo náutico

28/08/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

A orla da Ponta da Praia, em Santos, ganha mais um equipamento que, além da segurança e gerenciamento do tráfego em embarcações no Porto de Santos, deve se tornar, em breve, um espaço de apoio para o turismo náutico. É a Ponte de Inspeção Naval (PIN) da Autoridade Portuária de Santos (APS), que foi reinaugurada na manhã desta segunda-feira (28/8), com presença de autoridades do Município e do governo federal.

O espaço, na Avenida Saldanha da Gama, foi cedido à APS pela Marinha e reformado para abrigar o futuro Centro de Controle de Operações do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (em inglês, VTMIS – Vessel Traffic Management Information System) do complexo portuário santista.

O VTMIS contará com quatro torres de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos, permitindo visão em toda a extensão do Porto. Cada torre terá um radar, uma câmera inteligente e um transponder para a coleta de dados das embarcações. O local também auxiliará no controle de questões ambientais e apoio a situações de emergência. Dados de uma estação meteorológica e um marégrafo vão orientar os navios a estimar, de forma mais precisa, a profundidade de cada berço do cais e auxiliar no momento da atracação.

“Estamos fazendo uma inauguração simbólica deste espaço, que, há 10 anos, já se falava da utilização. Aqui, é o local onde a Guarda Portuária vai se instalar e teremos um sistema de controle da entrada de navios. É muito importante, para efeito de segurança e da modernização do Porto, pois vai permitir que se tenha mais navios. É um avanço importante e num lugar lindo”, afirmou o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França. A APS estima que, com esse controle, haja um aumento de 20% no transporte de cargas no cais santista.

“A Ponta da Praia foi toda revitalizada, com o Mercado de Peixes, o Centro de Convenções, o Deck do Pescador e, agora, junto com o Governo Federal, estamos entregando a Ponte Edgard Perdigão e faltava essa ponte aqui. Agora, além da tecnologia e da segurança do Porto, teremos mais um atrativo para o turismo da nossa cidade”, afirmou o prefeito Rogério Santos durante o evento.