Porto

Pomini anuncia ações para recuperar laços do Porto de Santos com as cidades

26/05/2023
Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

Promover a aproximação entre o maior porto da América Latina e as cidades que o abrigam é um dos objetivos do diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.

Há pouco mais de um mês no cargo, ele avalia que seu dia a dia foi intenso. Os trabalhos já resultaram em grandes avanços e anunciam perspectivas extremamente positivas.

“A sociedade exigia maior diálogo. Uma empresa pública deste porte tem que promover o debate, convocar as instituições e a sociedade para que, juntos, possamos avançar nas pautas de interesse”, afirma.

Pomini cita como avanços a cessão da área do cais para o município na região central de Santos, onde será construído o Parque Valongo. Segundo ele, a autoridade portuária fará sua parte, recuperando os armazéns 1, 2, 3 e 7.

O diretor-presidente destacou também que o projeto de revitalização inclui a transferência do Terminal de Passageiros da área atual, em Outeirinhos, para o Valongo. “A expectativa é a circulação de 30 mil pessoas por dia. Agora há um movimento de retomada da região central”, frisa.

Túnel

Anderson Pomini reafirmou o compromisso do governo federal em viabilizar o túnel submerso ligando Santos a Guarujá e acenou para uma parceria com o Governo do Estado. “Há um consenso entre os governos federal e estadual quanto à necessidade da construção do túnel Santos-Guarujá. A nossa missão é convidar todos à mesma mesa e definir a participação de cada ente”, explicou.

Pomini destacou que esta obra poderá encaminhada conjuntamente com a construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, a chamada Via Verde. “Nossa proposta é construir o túnel e, ao mesmo tempo, a tão esperada e necessária Terceira Pista, cuja competência é do governo estadual. Se não resolvermos, em 2030 teremos um esgotamento total desta rodovia. Nossa proposta é um pouco mais ousada, o ministro Marcio França já me adiantou que consegue verbas do PAC para a construção da Terceira Pista. Seria ótimo porque o interesse público estaria sendo atendido, pouca importando os vieses políticos envolvidos”, disse.

Revisão do PDZ

Anderson Pomini revelou também que pretende rever alguns pontos do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos, criado na gestão anterior. “Faremos uma revisão em especial para atender a questão do cais público, que é um pleito da Associação Comercial e dos sindicatos. A gestão anterior recebeu outra orientação, que era vender o ativo. Então no PDZ ela não levou em consideração o interesse público. Faremos uma adequação para que estes operadores menores continuem exercendo suas atividades, que são importantes para o país”.

Na estratégia de estreitar os laços do porto com os moradores, Pomini anunciou que, já em junho, começam a ser realizadas visitas guiadas pelo canal do estuário e também será reaberto o Museu do Porto, com acervo renovado e uma nova cafeteria.

Confira entrevista completa no Orlaplay