Pinacoteca Benedito Calixto recebe exposição “Janelas da Alma” até dia 8 de setembro (domingo) com entrada gratuita. O artista, Gabriel Damaggio, de apenas 16 anos, é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e já recebeu diversos prêmios, mesmo com a pouca idade.
Valorizando a inclusão na arte, a Pinacoteca recebeu nesta quinta feira(29), as obras de Damaggio, que já expôs virtualmente na Galeria Aut, da capital mineira, em 2023. Foi finalista no Festival Nossa Arte e recebeu a primeira homenagem no 1º Congresso para Inclusão do Transtorno Espectro Autista, que reuniu diversos especialistas para falar sobre o TEA.
Desde 2014 é assistido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A instituição em uma rede social convida seu público para conhecer as obras, “Venha prestigiar e se emocionar com a arte que transcende barreiras e toca o coração”. Outra seguidora comenta, “Está tudo tão lindo! Vale a pena conferir”.
As obras são orientadas pela professora de Artes, Solange Martins. Apresentando diversas obras como telas, molduras, desenhos e até origamis. Seu hiperfoco pelos animais reflete na obra “A Arca de Noé”, desenho feito com lápis aquarelável, representado uma das passagens bíblicas mais conhecidas.
As obras de Gabriel estão localizadas na Pinacoteca Benedito Calixto, localizada na Avenida Bartholomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, em frente a praia de Santos, SP. No horário de 15h até 18h.