Debate na Redação

PGR analisa extinção do partido político de Bolsonaro

03/12/2024
PGR analisa extinção do partido político de Bolsonaro | Jornal da Orla

O PL, partido político de Bolsonaro e seus apoiadores, está travando uma luta judicial pela sua existência. O deputado André Janones pediu e a PGR encaminhou a um grupo especial um estudo para a extinção do PL. Janones ainda sugere que, caso o partido não seja extinto, que ele seja observado de perto pelo STF para evitar a incitação dos discursos de ódio.

No programa Debate na Redação, o advogado Elias Jacob, disse que os partidos políticos são extremamente essenciais em um ambiente democrático “eles precisam existir e cada partido deve ser uma parte representativa de uma proposta de governo e de poder em uma sociedade democrática”. De acordo com Elias, um grande problema brasileiro são os partidos políticos, que a muito tempo deixaram de ser um grupo de formação de ideias para serem projetos de poder pessoal. Ainda em sua opinião, esse número enorme de partidos políticos que temos em nosso país, prejudica muito a convivência democrática.

No caso do PL, Elias cita que há informações que estão sendo investigadas e indícios claros de que o PL abrigou em sua direção, um político que teve como proposta empolgar o poder aplicando um golpe de Estado e um dos focos de propagação dessa conspiração, era o gabinete deste político que era presidente de honra do partido. Lá foi apreendido um material altamente comprometedor, inclusive um discurso pronto para ser proferido no dia seguinte aos fatos. “O que se pretendia era evitar a candidatura do presidente Lula, evitar a vitória dele e impedir a sua posse”.

Se tudo isso for realmente comprado, Elias ressalta que está configurada a condição eleitoral para a cassação do partido.

Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla: https://www.youtube.com/watch?v=A9RAkRq2JNo