A Prefeitura de Praia Grande realizou nesta sexta-feira (10) uma ação integrada na Aldeia Indígena Tekoá Mirim, localizada no Bairro Serra do Mar. Foram oferecidos diversos serviços, tais como atualização cadastral, pesagem e medição de altura dos beneficiários do Programa Bolsa Família, aplicação de vacinas, atividades de prevenção em saúde bucal, atendimento médico e de enfermagem e atualização e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico).
Participaram das atividades as secretarias de Saúde Pública (Sesap) e Assistência Social (Seas) do Município. As ações foram acompanhadas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde. O objetivo foi manter atualizadas as informações dos indígenas que recebem benefícios sociais.
“Em outubro fizemos uma reunião com a Sesai e os indígenas para alinhar as ações e ficou definida a nossa visita uma vez por semestre, que está dentro do período de vigência do Bolsa Família, para fazer esse trabalho de atualização e acompanhamento em saúde”, conta a enfermeira Vanessa Naomi Oshiro, do Departamento de Atenção Primária da Sesap.
Dessa forma, 49 indígenas que são beneficiários do Bolsa Família passaram pela pesagem, medição de altura e tiveram revisadas suas cadernetas de vacinação. Aqueles que tiveram alguma vacina pendente receberam na mesma hora o imunizante, feito pela equipe de imunização da Vigilância Epidemiológica da Sesap.
Foram aplicadas 27 vacinas, que também estiveram disponíveis para os demais moradores. A equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Ribeirópolis, responsável pelo atendimento da aldeia indígena, também participou da ação com médica, enfermeira, cirurgião-dentista e agente comunitária de saúde.
Outra ação de destaque foi relacionada à promoção da higiene bucal, promovida pela equipe de Prevenção da Divisão de Saúde Bucal da Sesap. Ao todo, 24 crianças até 10 anos foram atendidas pelos cirurgiões-dentistas. “Nosso trabalho é voltado para as crianças pequenas para que elas mantenham hábitos saudáveis. Então, nós fizemos escovação dental supervisionada, além da evidenciação de placa bacteriana, em que a gente pinga um corante no dente e onde tem a placa o local fica roxo, para que elas possam escovar e retirar. A ideia é saber se eles estão escovando os dentes direitinho”, explica a cirurgiã-dentista Carla Moretti, da Divisão de Saúde Bucal da Sesap.
CadÚnico – A Secretaria de Assistência Social efetuou o atendimento de 46 famílias, com a atualização e inclusão de indígenas no Cadastro Único, para posterior acesso aos benefícios sociais do Governo Federal. “A maioria já está inscrita no CadÚnico e já recebe o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é um benefício do INSS. Aí a gente faz esse acompanhamento com eles, para ver se alguém foi embora da aldeia, quem chegou, enfim, atualizar a situação deles”, comenta a coordenadora do Cadastro Único, Claudia Regina de Oliveira Machado, da Secretaria de Assistência Social de Praia Grande.
O cacique Edmilson de Souza destacou a importância dessa ação integrada, facilitando o acesso da população indígena aos serviços de assistência social e de saúde. “Essa ação é positiva para a comunidade e a gente espera que seja feita mais vezes, com essa integração entre a Saúde, a Assistência Social e a Sesai. Até por conta da distância da nossa aldeia para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), por exemplo, é importante que eles estejam presentes, facilita o nosso acesso a esses serviços”, afirma.
Aldeia – Da etnia Guarani-M’bya, os indígenas que vivem na Aldeia Tekoá Mirim são divididos em 12 famílias, aproximadamente 65 pessoas, e formam a comunidade indígena mais jovem da região. A comunidade fica no interior de uma Unidade de Conservação Ambiental, no Parque Estadual Serra do Mar e existe há 10 anos.