Mundo Pet

Pets trazem benefícios ao desenvolvimento das crianças

23/02/2024
Pets trazem benefícios ao desenvolvimento das crianças | Jornal da Orla

No mundo agitado de hoje, onde as crianças estão cada vez mais conectadas a dispositivos eletrônicos, os animais de estimação são, cada vez mais, valiosos companheiros para o desenvolvimento infantil.

Estudo recente da Universidade da Austrália Ocidental (https://ijbnpa.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12966-023-01544-9) mostrou que ter um pet em casa pode ajudar no desenvolvimento emocional e físico das crianças. Além de oferecerem amor incondicional, esses amigos peludos trazem uma série de benefícios que vão além da simples diversão. Confira os principais:

Companheirismo: Os animais de estimação oferecem companhia constante e incondicional para as crianças, proporcionando-lhes um amigo para todas as horas.

Responsabilidade: Cuidar de um animal de estimação ensina às crianças lições valiosas sobre responsabilidade, desde alimentar e cuidar até garantir que todas as necessidades do animal sejam atendidas.

Desenvolvimento emocional: A interação com animais de estimação pode ajudar as crianças a desenvolver empatia, compaixão e amor pelos outros seres vivos, fortalecendo suas habilidades emocionais.

Redução do estresse: Animais de estimação são mestres em proporcionar conforto e alívio do estresse, ajudando as crianças a lidar com os desafios do dia a dia.

Atividade física: Brincar e passear com um animal de estimação pode incentivar as crianças a se exercitarem mais, promovendo um estilo de vida ativo e saudável desde cedo.

Melhoria da autoestima: O amor e a aceitação incondicionais de um animal de estimação podem elevar a autoestima das crianças, proporcionando-lhes uma sensação de valor e importância.

Desenvolvimento social: Ter um animal de estimação pode facilitar a interação social das crianças, proporcionando-lhes uma maneira de se conectar com outros amigos que compartilham o amor pelos animais.

Educação sobre a Natureza: Cuidar de um animal de estimação oferece às crianças a oportunidade de aprender sobre o ciclo de vida dos animais, a natureza e a importância da preservação e do respeito pelos seres vivos.

 

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço