O Programa Autonomia e Renda Petrobras abriu inscrições para um curso de auxiliar de serviços diversos em Cubatão (SP). Ao todo, são 40 vagas para a capacitação profissional que paga bolsa-auxílio de R$ 660 por mês ou R$ 858 no caso de mães que tenham filhos de até 11 anos.
O programa foi lançado pela Petrobras em junho, com objetivo de capacitar profissionalmente milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social em todo o país. Cubatão, onde fica a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), é a segunda cidade brasileira a receber o programa.
Os interessados devem se inscrever até o dia 14 de agosto, na página do Programa Autonomia e Renda, fazendo um cadastro e preenchendo o questionário socioeconômico.
No entanto, também é possível efetuar a inscrição presencialmente às segundas, quartas e sextas, das 10h às 12h, e às terças e quintas, das 14h às 16h, no campus do IFSP, que fica na Rua Maria Cristina, nº 50, no bairro Casqueiro.
Os candidatos irão passar por um processo seletivo, que priorizará pessoas de baixa renda, sem vínculo formal de emprego e em condições de exclusão social, especialmente mulheres, pessoas transgêneros, transexuais ou travestis, indígenas e quilombolas, refugiados, pessoas com deficiência, pretos e pardos.
Inicialmente, serão 40 vagas para o curso de auxiliar de serviços gerais, mas o Programa Autonomia e Renda em Cubatão prevê 160 selecionados pelo IFSP até 2027 e mais 840 vagas em cursos técnicos do Sesi/Senai no mesmo período, totalizando mil vagas. Entre os cursos oferecidos em Cubatão, estarão os de caldeireiro, montador de andaime, soldador e técnico em automação.