Esportes

Pelé ensina as pessoas a serem humanistas, fraternas e solidárias, diz Lula

03/01/2023
Pelé ensina as pessoas a serem humanistas, fraternas e solidárias, diz Lula | Jornal da Orla

Ao comparecer no velório, presidente destacou caráter e humildade do Rei do Futebol

O presidente Lula estava visivelmente emocionado ao comparecer ao velório de Pelé, na Vila Belmiro, na manhã desta terça-feira (3). Ele permaneceu na tenda onde estava o corpo de Edson Arantes do Nascimento durante aproximadamente meia hora.

Em depoimento à TV Santos (canal oficial do clube), Lula disse que Pelé ensina sobre caráter, humildade e dignidade. “Ensina as pessoas a serem mais humanistas, fraternas e solidárias. Isso é que o Pelé foi e o mundo deve a ele. Pobre, negro, num país onde o preconceito é muito grande”, afirmou.

“O Pelé simboliza tudo aquilo que é ascensão da espécie humana. Tudo o que a gente pode perceber da ascensão do ser humano, a gente vê Pelé. É um jogador que muito jovem ganhou um protagonismo extraordinário e o Pelé nunca ficou mascarado, nunca ficou de nariz empinado, sempre foi um cidadão humilde, sempre conversava de igual para igual com todo mundo. Não se deixava levar pelo brilhantismo, pela glória. Nos maiores momentos de glória, quando encontrava com a rainha da Inglaterra era o mesmo quando encontrava com qualquer um na rua”.

“Gostaria que a molecada pudesse assistir sobre Pelé, porque ele vai ensinar muito sobre caráter, humildade, dignidade, ensinar as pessoas a serem mais humanistas, fraternas e solidárias. Isso é que o Pelé foi e o mundo deve a ele. Pobre, negro, num país onde o preconceito é muito grande”, completou.

Lula esteva no velório acompanhado pela primeira-dama, Rosângela da Silva (Janja), e pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Lula cumprimentou os filhos e a viúva de Pelé, Marcia Aoki.

O presidente acompanhou a celebração religiosa conduzida pelos padres Javier e Toninho, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e do Santuário São Judas Tadeu. Ele chegou a ser convidado pelos religiosos a fazer uma das orações de cerimônia, mas preferiu ficar em silêncio.

Lula saiu de Brasília por volta das 6h e pousou em Congonhas, onde embarcou em um helicóptero que o conduziu até Santos. A aeronave pousou no campo da Portuguesa Santista e em seguida o presidente foi levado de carro até o estádio Urbano Caldeira.