Futebol

Peixe comete erros, leva virada do Vasco e estreia com derrota no Brasileiro

30/03/2025 Fúlvio Feola
Reprodução

O Santos estreou com derrota, de virada, no Campeonato Brasileiro. Em São Januário, o Peixe foi derrotado pelo Vasco por 2 a 1, neste domingo (30). O time santista abriu o marcador com Barreal, enquanto os cariocas venceram com Nuno e Vegetti.

O reencontro do Santos com o técnico Fábio Carille, que dirigiu o Alvinegro na Série B e hoje comanda o Vasco, não foi nada bom, e, além disso, o time manteve a sina de não ter boas estreias no Brasileiro por pontos corridos. São apenas três vitórias desde 2003.

Sem Neymar, o time santista, assim como o Vasco, realizou uma partida cheia de emoção, mas com limitações técnicas. Agora, o Peixe tem que pensar no próximo compromisso. O Santos vai encarar o Bahia, no próximo domingo (6), às 20h30, na Vila Belmiro.

Os cariocas iniciaram o confronto em um ritmo forte, deixando o Santos com dificuldade de ter a bola. No ritmo da sua entusiasmada torcida, Coutinho, aos 2 minutos, disparou um chute de fora da área, exigindo uma boa defesa do Gabriel Brazão. O Peixe respondeu rápido e, com 4 minutos, Barreal rolou para JP Chermont que passou a bola com dificuldade para Bontempo. O jovem chutou com força e a pelota passou rente à trave de Léo Jardim.

A partida ficou muito equilibrada, brigada, as duas equipes buscando jogo, tentando bons passes e com marcação forte. Mas, entre os 15 e 20 minutos de duelo, o Santos forçava o ataque contra a defesa vascaína. Uma hora deu certo. Paulinho cometeu um erro feio, entregando a bola para Tiquinho Soares. O 9 do Peixe deu uma enfiada de bola perfeita para Barreal, pelo lado esquerdo do ataque santista, que deu um toquinho, encobrindo o goleiro do time de São Januário. Peixe marca seu primeiro gol no Brasileirão.

O Santos continuou bem após o gol, mas isso não impediu o Vasco de melhorar na partida, dando trabalho à defesa do Alvinegro Praiano. Porém, o primeiro cartão amarelo do jogo veio para a equipe cruzmaltina, com Lucas Piton cometendo falta em JP Chermont.

Na base do contra-ataque, o time de Pedro Caixinha deu um baita susto na equipe Carille. Rollheiser, pelo lado direito, recebeu um lançamento de três dedos, matou a bola de calcanhar e cruzou na medida certa para Guilherme. Este pegou embaixo da bola e chutou por cima do gol vascaíno.

Nos minutos finais da primeira etapa, o Vasco pressionou o Peixe, mas errando muitos passes. O time santista continuou tentando os contragolpes, no entanto, não conseguiu ampliar o marcador. Torcedores vascaínos vaiaram Carille após o apito do árbitro.

No reinício da partida, os dois times voltaram sem alterações. O confronto começou parecido com o primeiro tempo. Uma chance para cada equipe, em um duelo corrido. Zé Ivaldo deu um susto nos santistas ao sentir dor no joelho, mas seguiu firme no jogo

O Vasco chegou ao empate aos 7 minutos. Com o sistema defensivo do Peixe atrapalhado e parado, Hugo Moura inverteu para Lucas Piton, que cruzou na cabeça de Vegetti. Ele ajeitou para Nuno, cabecear com tranquilidade e marcar o gol. Todo mundo perdido, em um lance que começou em um erro de Guilherme lá na frente.

Léo Jardim salvou o Vasco aos 15 minutos. Rollheiser puxou um ótimo contra-ataque pelo lado direito, deu bom passe para Bontempo, que rolou para Guilherme, este chutou com força e exigiu uma ótima defesa do arqueiro vascaíno. Na rebatida, novamente Bontempo tentou marcar o gol, mas foi cortado por Maurício Lemos.

O jogo em um lá e cá intenso. Ninguém empolgado com o empate. O técnico Caixinha resolveu mexer no time. Deivid Washington entrou no lugar de Tiquinho Soares, enquanto Veron assumiu a vaga de Barreal.

Aos 24, o herói foi o Gabriel Brazão. Piton fez um cruzamento perfeito na cabeça de Vegetti, pegando com muita força na bola e fazendo o arqueiro santista a realizar uma defesa monumental. Os dois times proporcionavam uma partida emocionante, mas tecnicamente fraca.

O sistema defensivo do Santos falhou novamente. E, quando isso acontece, tem gol. Payet cobrou falta aos 32 minutos e Vegetti livre de qualquer marcação, só desviou, com facilidade, para dentro do gol santista. Virada do Vasco.

Mais duas alterações no Peixe, com Pituca entrando e João Schmdit saindo, e Bontempo dando lugar a Thaciano. A última mudança de Caixinha foi colocar o atacante Luca Meirelles e tirar Rollheiser. O Vasco seguiu os minutos finais segurando a vitória.