Política

Pec contra a escala 6×1 recebe assinaturas necessárias

13/11/2024
Reprodução

No final de semana passado, a internet começou a discutir algo que está em tramitação na Câmara dos Deputados em Brasília. A Proposta de Emenda à Constituição(PEC) da deputada Erika Hilton(Psol) prevê o fim da escala 6×1, que é trabalhar seis dias consecutivos para folgar um único dia. A PEC necessitava de 171 assinaturas para protocolar e na manhã de hoje(13) conseguiu alcançar o mínimo, que equivale a um terço da câmara.

A partir de agora, a proposta será tramitada na câmara, pois até está manhã está com 194 assinaturas, podendo ser votado pelos demais deputados, aprovando ou não o projeto. A PEC reduz de 44 horas para 36 horas por semana o limite máximo de horas semanais trabalhadas. Segundo Erika Hilton (PSOL-SP), o formato atual não permite ao trabalhador “estudar, de se aperfeiçoar, de se qualificar profissionalmente para mudar de carreira”.

A PEC teve iniciativa também do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), fundado pelo vereador mais votado do Psol, Ricardo Azevedo, também conhecido como Rick Azevedo, que se destacou em 2023 ao compartilhar nas redes sociais sua experiência com a intensa e exaustiva jornada como balconista de farmácia.

Alguns artistas se manifestaram contra a escala 6×1, como o economista Gil do Vigor “Eu já trabalhei em shopping, gente! Eu tinha uma folga na semana e um domingo no mês. Era muito cansativo!”. Luana Piovani “É tão difícil ser cidadão do Brasil, já virou até piada, porque a gente tem que explicar o óbvio. Por que o pessoal é contra? Por que eles estão pensando que o povo só pensa no seu próprio umbigo” disse a atriz.