Educação

Pé-de-Meia garante benefícios

24/04/2024
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os participantes do programa Pé-de-Meia, destinado a estudantes do Ensino Médio da rede pública, têm uma vantagem exclusiva: a isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, aqueles matriculados no terceiro ano do Ensino Médio podem receber um valor extra ao realizarem a prova.

Os estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia são automaticamente isentos da taxa de inscrição do Enem devido à sua inscrição no CadÚnico (Cadastro Único), um registro do governo federal direcionado a famílias com renda bruta per capita de até meio salário mínimo (R$ 1.412). Para completar, quem recebe a bolsa do Ensino Médio e está cursando o último ano da escola ainda pode receber R$200 a mais no final do ano.

Requisitos para solicitar a isenção do Enem 2024

Para os participantes do Pé-de-Meia e demais candidatos interessados na isenção da taxa do Enem 2024, é necessário atender a certos critérios. Isso inclui estar no último ano do Ensino Médio em escola pública registrada no Censo Escolar ou ter concluído todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Como solicitar a isenção

Os estudantes que se enquadram nos critérios de isenção devem acessar a página do participante do Enem e seguir as orientações para a solicitação, tendo em mãos os seguintes documentos:

– Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física)
– Número do NIS (Número de Identificação Social)

Calendário para solicitação

O período para solicitar a isenção da taxa do Enem 2024 é de 15 a 26 de abril de 2024. Caso a solicitação seja negada, há a possibilidade de recurso entre os dias 13 e 17 de maio de 2024, com resultado disponível a partir do dia 24 de maio de 2024.

Participantes do Pé-de-Meia têm isenção da taxa do Enem e podem receber benefício adicional*
– Período de solicitação: de 15 a 26 de abril de 2024
– Resultado da solicitação: 13 de maio de 2024
– Período para recurso em caso de negativa: de 13 a 17 de maio de 2024
– Resultado do recurso: a partir do dia 24 de maio de 2024