Casa e Decoração

Parede para pintar

21/02/2014
Parede para pintar | Jornal da Orla
Comum em salas de aula, o quadro negro virou inspiração em projetos de decoração. Além de compor quartos infantis, esse item também tem aparecido com a proposta de deixar salas e cozinhas mais práticas, inspiradoras e divertidas.  
Com a tinta específica, qualquer parede pode ganhar vida e se tornar um local para realizar anotações ou dar um toque personalizado ao lar. Outra forma de criar o quadro é utilizar uma mistura de tinta impermeável branca com tinta verde escolar, ou colar papel contact preto fosco e aplicá-lo com uma régua, a fim de evitar bolhas. 

“Não precisa seguir os tradicionais tons verde e preto, pode-se ousar e utilizar a cor que mais combina com o ambiente”, recomendam as arquitetas Luciana Araújo e Nathália Otoni, da Óbvio Arquitetura. Segundo elas, o papel laminado brilhante, especial para lousas, também pode ser usado, apenas forrando a parede com ele. 

A designer de interiores Laura Santos, também é adepta do elemento e o recomenda para a decoração de quartos infantis, substituindo a tinta ou papel de parede, permitindo maior interação das crianças.  “Ela propõe uma infinidade de possibilidades, basta criar. Depois, se cansar, é só apagar.” Como crianças passam pela fase de riscar paredes, essa é uma solução muito prática, pois a limpeza é feita apenas com pano úmido. 

A cozinha é outro ambiente em que o quadro acaba ganhando destaque, sugerindo mais leveza e destaque. “Seja em formato de quadro com molduras variadas ou a própria parede pintada, o quadro negro é uma ótima opção para as cozinhas”, destacam as arquitetas da Óbvio. Desde quadro de recados até anotação de receitas, o quadro negro na cozinha é uma boa forma de fugir do convencional.

O bom senso, entretanto, é imprescindível ao apostar nessa ideia. Ao pintar apenas uma parede, consegue-se passar, de forma suave, a sensação de modernidade. “O quadro negro tem o poder de tirar qualquer ambiente da monotonia”, reforçam Luciana e Nathália. Já fazer um cômodo inteiro virar um quadro negro o tornará sem graça, escuro e carregado.