Esportes

Parceria garante apoio ao treinamento de atletas que representam Santos

10/06/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Um acordo de cooperação foi assinado entre a Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes) e a Academia C4, no Embaré, que vai abrir as portas para atletas de diversas modalidades intensificarem seus treinamentos. Desde o último dia 30, eles têm acesso a equipamentos de musculação e outras atividades, com orientação dos profissionais da academia.

Atleta do vôlei de praia e atual campeã paulista, Débora de Paula Lisa faz parte da equipe Fupes há 12 anos. Ela abraçou a ideia e ressalta a importância da parceria. “É sempre importante ter um local com toda essa aparelhagem e profissionais atenciosos, que me deram dicas de como utilizar corretamente o equipamento e direcionaram meu treino para a minha modalidade”.

Julia Souza de Oliveira, 20 anos, atleta de wrestling (luta olímpica) aposta que o rendimento vai melhorar bastante com a nova parceria. “É muito importante em vários aspectos. O fortalecimento muscular ajuda a prevenir lesões e na hora da luta”.

Mais atletas aproveitaram para realizar um test-drive e aprovaram mais esse incentivo para o esporte em Santos. O ala-pivô Leandro de Abreu Silva, 17 anos, está há dois anos na equipe de basquete 3×3 da Fupes e conta que a oportunidade chegou na hora certa.

“Eu já estava procurando uma academia e aí surgiu essa parceria. Vai estimular, com certeza, meu rendimento em quadra. Vou conseguir correr mais, ficar mais veloz, ter mais gás e me cansar menos, porque o 3×3 é muito corrido e preciso de resistência. Isso vai me ajudar”.

Atleta de alto rendimento na natação, o proprietário da C4, Alex Kundera, destaca que o foco dos treinamentos será a musculação para fortalecer o corpo e evitar lesões. Ele explica ainda que a academia já tem expertise em atuar com esportistas.

“Normalmente são do futebol. Temos atletas do Santos, Portuguesa Santista, Jabaquara e profissionais específicos para dar treinos para eles. Da mesma forma, vamos agora dar todo suporte possível para esses novos atletas”, diz o Kundera, ressaltando que a parceria foi fechada no dia que a academia fez 21 anos.

O diretor-presidente da Fupes, Cristhian Martins Pereira, diz que a parceria tem como objetivo dar mais capacidade física à preparação dos atletas. “Acreditamos muito nessa parceria público-privada. Esse acordo vai fazer toda a diferença e, em curto prazo, todos verão o resultado disso. Estamos colocando alguns atletas de destaque, da base, que têm alcançado resultados incríveis para treinar aqui. Atletas que representam nossa cidade pelo mundo afora”, ressaltou .