A paratleta de Santos Vanessa Cristina (Fupes) conquistou um brilhante resultado no domingo (16/10) faturando a primeira colocação na Maratona de Cape Town, disputada na Cidade do Cabo, na África do Sul, na categoria W20, para atletas mulheres cadeirantes.
Vanessa chegou terça-feira (18) no Brasil, coroou no continente africano uma série de bons resultados obtidos durante longa viagem ao Exterior, que começou com a 8ª colocação em Berlim e a 5ª colocação nas maratonas de Londres (Inglaterra) e Chicago (Estados Unidos).
“Eu vim numa crescente. Em Berlim não fui tão bem, em Londres obtive meu melhor tempo na competição e, assim como Chicago, fiquei fora do pódio no sprint final, por milésimos de segundos”, conta Vanessa.
Mas na África do Sul a história foi diferente. Em uma corrida dura e com muitas subidas, Vanessa acabou ficando pra trás da principal adversária no Km 28, mas foi atrás e conseguiu alcançá-la no km 36, vencendo a prova no sprint final. “Fui com uma gana muito grande de subir no pódio. Uma alegria imensa de fechar essa sequência de maratonas com chave de ouro”.
A atleta da Fupes completou o trajeto de 42,195km, ficando à frente de Noemi Alphonse, das Ilhas Maurício, que fez o tempo de 1h57min49s, e da britânica Shelly Woods, que ficou com o bronze com a marca de 2h16min30s.
Vanessa, que representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021 e coleciona conquistas importantes como o ouro na Maratona Internacional dos Estados Unidos em 2020, na Maratona Internacional da Espanha 2020 e na Maratona Internacional de São Paulo 2019, tem ainda importantes desafios neste ano.
No dia 3 de novembro, ela disputa a Maratona Internacional de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e no dia 14 tem sua última prova da temporada: a Maratona Internacional do Japão.