Comportamento Saúde

Para aguentar o sufoco do jogo, equilíbrio emocional

03/07/2014
Para aguentar o sufoco do jogo, equilíbrio emocional | Jornal da Orla
Os milhões de brasileiros, todos transformados em técnicos de futebol durante a Copa, pedem que o técnico Felipão mexa no time para o jogo decisivo desta sexta-feira (4) contra a Colômbia. O sofrimento é grande com a “avenida Daniel Alves”, com o meio de campo sem criatividade e com o centroavante Fred, transformado em poste na área adversária. Assim não dá! Mexe nesse time, Felipão!

Mas, mesmo que o técnico atenda aos anseios da Nação, saber se controlar emocionalmente nas partidas da seleção nesta Copa do Mundo pode ser fundamental para não transformar o estresse gerado pelos jogos em problemas emocionais. Segundo a psicóloga e especialista em análise comportamental do Instituto Augusto Cury, Camila Cury, o que ocorre é que as pessoas em geral não estão preparadas para lidar com perdas e frustrações, fato que infelizmente faz parte da vida. “O ser humano, como torcedor de algum esporte ou para a vida em si, precisa aprender a relaxar mesmo nas situações adversas. O entretenimento do esporte pode ser uma fonte de diversão e prazer, que é o seu verdadeiro sentido, ou poderá se tornar um vilão para a saúde emocional se causar muita angústia, raiva ou estresse”, afirma.

Controle-se

 Torça, vibre e curta o momento do jogo, como um momento de descontração e não deixe abalar seu humor, pois lembre-se que não há céus sem tempestades e caminhos sem acidentes.
 Valorize principalmente o processo e não somente o resultado. O esforço e a dedicação devem ser mais valorizados, pois ninguém é digno do pódio se não usar seus fracassos para conquistá-lo.
 Proteja sua emoção nos momentos de tensão, mesmo que alguém o ofenda.
 E se vier à vitória, vibre, comemore, curta o resultado positivo, pois nossa emoção necessita de micro recompensas de prazer, e quando o nosso time é o vencedor nos sentimos participantes deste processo, o que gera uma satisfação, mesmo que temporária.